Estratégias de evocação lexical com critério semântico em adultos após acidente vascular cerebral no hemisfério direito

Autores

  • Natalia Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana de Lima Müller
  • Jaqueline de Carvalho Rodrigues
  • Aline Villavicencio
  • Jerusa Fumagalli de Salles

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16838

Palavras-chave:

Funções executivas, Hemisfério cerebral direito, Análise computacional, Neuropsicologia.

Resumo

Tarefas de fluência verbal semântica (FVS) avaliam a capacidade de gerar palavras a partir de um determinado critério e em um tempo específico, permitindo investigar habilidades como linguagem, memória e funções executivas. O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho de adultos que sofreram acidente vascular cerebral no hemisfério direito (HD) em uma tarefa de FVS. Foram avaliados 11 adultos com lesão no HD e 11 neurologicamente saudáveis, emparelhados por sexo, idade e escolaridade. Os participantes responderam uma tarefa de FVS (roupas e vestimentas), sendo mensurados o número total de palavras evocadas, variáveis de clustering e switching e a conformação de redes semânticas, por meio de análise computacional. Houve diferenças estatisticamente significativas apenas no número de palavras verbalizadas (escore Z). As análises topográficas de grafos demonstraram tendência a redes semânticas menores no grupo com lesão no HD, em relação aos controles. Análises de série de casos indicaram quatro indivíduos com escores deficitários no número de palavras e na variável switching. Esses participantes apresentavam lesões subcorticais e predominantemente frontais, sugerindo que a localização específica da lesão tem interferência na utilização de estratégias de evocação lexical. Destaca-se o caráter pioneiro deste estudo no contexto brasileiro e a importância da utilização de comparações entre grupos e série de casos em investigações na neuropsicologia cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

ABUSAMRA, Valeria et al. Communication impairments in patients with right hemisphere damage. Life Span and Disabilities, v. 12, n. 1, p. 67-82, 2009.

ALBERT, Réka; BARABÁSI, Albert. Statistical mechanics of complex networks. Reviews of Modern Physics, v. 74, p. 47-97, 2002.

ALMEIDA, Osvaldo; ALMEIDA, Shirley. Confiabilidade da versão brasileira da escala de depressão geriátrica (GDS) versão reduzida. Arquivos de Neuropsiquiatria, v. 57, n. 2-B, p. 421-426, 1999.

ARAUJO, Narahyana et al. Verbal Fluency in Alzheimer’s disease, Parkinson’s disease and major depression. Clinics, v. 66, n. 4, p. 623-627, 2011.

BEAUSOLEIL, Natacha; FORTIN, Brigitte; JOANETTE, Yves. Unconstrained oral naming performance in right-and left-hemisphere-damaged individuals: When education overrides the lesion. Aphasiology, v. 17, p. 143-158, 2003.

BENTON, Arthur. Differential behavioral effects in frontal lobe disease. Neuropsychologia, v. 6, p. 53–60, 1968.

BRUCKI, Sonia et al. Dados normativos para o teste de fluência verbal categoria animais em nosso meio. Arquivos de Neuropsiquiatria, v. 55, n. 1, p. 56-61, 1997.

BRUCKI, Sonia; ROCHA, Maria. Category fluency test: effects of age, gender and education on total scores, clustering and switching in Brazilian Portuguese-speaking subjects. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v.37, p. 1771-1777, 2004.

CARAMAZZA, Afonso; COLTHEART, Max. Cognitive Neuropsychology twenty years on. Cognitive Neuropsychology, v. 23, n. 1, p. 3-12, 2006.

CARAMELLI, Paulo et al. Category fluency as a screening test for Alzheimer disease in illiterate and literate patients.Alzheimer Disease Associations Disroders, v. 21, n. 1, p. 65-67, 2007.

CHARCHAT-FICHMAN, Helenice et al. Age and educational level effects on the performance of normal elderly on category fluency tasks. Dementia & Neuropsychologia, v. 3, n. 1, p. 49-54, 2009.

CHAVES, Marcia; IZQUIERDO, Ivan. Differential diagnosis between dementia and depression: a study of efficiency increment. Acta Neurologica Scandinavia, v. 11, p. 412-429, 1992.

CUNHA, Jurema. Escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

DELL, Gary et al. Lexical Access in Aphasic and Nonaphasic Speakers. Psychological Review, v. 104, n. 4, p. 801-838, 1997.

DONNELLY, Kielly; ALLENDORFER, Jane; SZAFLARSKI, Jerzy. Right hemispheric participation in semantic decision improves performance. Brain Research, v. 1419, p. 105-116, 2011;

DONOVAN, Kelly et al. Clustering and switching in verbal fluency in Parkinson’s Disease. New Zealand Journal of Psychology, v. 28, n. 1, p. 61-66, 1999.

FERNÁNDEZ-ANDÚJAR, Marina et al. Thalamic diffusion differences related to cognitive in white matter lesions. Neurobiology of Aging, v. 35, n. 5, p. 1103-1110., 2014.

FOLSTEIN, Marshal; FOLSTEIN, Susan; MCHUGH, Paul. Mini-mental state. Journal of Psychiatry Resources, v. 12, p. 189-198, 1975.

FONSECA, Rochele et al. Right hemisphere damage: communication processing in adults evaluated by the Brazilian Protocole MEC Bateria MAC. Dementia & Neuropsychologia, v. 1, p. 266-275, 2007.

FONSECA, Rochele et al. Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação – Bateria MAC. São Paulo: Pró-Fono, 2008.

FONSECA, Rochele; SALLES, Jerusa; PARENTE, Maria. Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Neupsilin. São Paulo: Vetor Editora, 2009.

FONSECA, Rochele et al. Hemispheric specialization for communicative processing: neuroimaging data on the role of right hemisphere. Psychology & Neuroscience, v. 2, n. 1, p. 25-33, 2009.

GOULET, Pierre et al. Word fluency after a right-hemisphere lesion. Neuropsychologia, v. 35, p. 1565–1570, 1997.

JAICHENCO, Virginia; WILSON, Maximiliano; RUIZ, Adelaide. Evaluación del lenguaje. In: BURIN, Debora I.; DRAKE, M. A; HARRIS, P. (Orgs.). Evaluación neuropsicológica en adultos. Buenos Aires: Paidós, 2007, p. 213-241.

JOANETTE, Yves; GOULET, Pierre. Criterion-specific of verbal fluency in right brain damage right-handers. Neuropsychologia, v. 24, p. 875-879, 1986.

KOCHHANN, Renata et al. The Mini Mental State Examination Review of cutoff points adjusted for schooling in a large Southern Brazilian sample. Dementia & Neuropsychologia, v. 4, n. 1, p. 35-41, 2010.

LEVELT, Willem; MEYER, Antje. A theory of lexical access in speech production. Behavioral and Brain Sciences, v. 22, p. 1-75, 1999.

LEZAK, Muriel; HOWIESON, Diane; LORING, David. Neuropsychological Assessment. Oxford: Oxford University Press, 2004.

LOPES, Marcos. et al. Semantic Verbal Fluencytest in dementia: preliminary retrospective analysis. Dementia & Neuropsychologia, v. 3, n. 4, p. 315-320, 2009.

MALLOY-DINIZ, Leandro et al. Exame das Funções Executivas. In: MALLOY-DINIZ, Leandro F. (Org.). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 94-113.

MÜLLER, Juliana; BECKER, Natalia; SALLES, Jerusa. Desempenho de pacientes com lesão no hemisfério cerebral direito em tarefas de processamento léxico- semântico. Ciências e Cognição, 2014, in press.

PAWLOWSKI, Josiane. Instrumento de avaliação neuropsicológica breve Neupsilin: evidências de validade de construto e de validade incremental à avaliação neurológica. 2011. 139 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

PAWLOWSKI, Josiane et al. The influence of reading and writing habits associated with education on the neuropsychological performance of Brazilian adults. Reading and Writing, v. 25, p. 2275-2289, 2012.

PERLAKI, Gabor et al. White-matter microestructure and language lateralization in left-handers: A whole brain MRI study. Brain and Cognition, v. 82, n. 3, p. 319-328, 2013.

RAOUX, Nadine et al. Clustering and switching processes in semantic verbal fluency in the course of Alzheimer’s disease subjects: results from the PAQUID longitudinal study. Cortex, v. 44, p. 1188-1196, 2008.

RAPP, Brenda. Case series in cognitive neuropsychology: Promise, perils, and proper perspective. Cognitive neuropsychology, v. 28, n. 7, p. 435 -444, 2011.

RICH, Jill et al. Longitudinal analysis of phonemic clustering and switching during word list generation in Huntington’s disease. Neuropsychology, v. 13, p. 525-531, 1999.

SCHWARTZ, Myrna; DELL, Gary. Case series investigations in cognitive neuropsychology. Cognitive Neuropsychology, v. 27, n. 6, p. 477–494, 2010.

SILVA, Thaís et al. Fluência Verbal e variáveis sócio-demográficas no processo de envelhecimento: Um estudo epidemiológico. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 4, p. 739-746, 2011.

STEYVERS, Mark; TENENBAUM, Joshua. The large-scale structure of semantic networks: Statistical analyses and a model of semantic growth. Cognitive Science, v. 29, n. 1, p. 41-78, 2005.

STRAUSS, Esther; SHERMAN, Elizabeth; SPREEN, Otfried. A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms and commentary. New York: Oxford University Press, 2006.

THURSTONE, Louis Leon. Primary mental abilities. Psychometric Monographs, v. 1, 1938.

TRÖSTER, Alexsander et al. Cortical and subcortical influences on clustering and switching in the performance of verbal fluency tasks. Neuropsychologia, v. 36, n. 4, p. 295-304, 1998.

TROYER, Angela. Normative data for Clustering and Switching on Verbal Fluency Tasks. Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, v. 22, n. 3, p. 370-378, 2000.

TROYER, Angela; MOSCOVITCH, Morris; WINOCUR, Gordon. Clustering and Switching as two components of Verbal Fluency: evidence from younger and older healthy adults. Neuropsychology, v. 11, n. 1, p. 138-136, 1997.

TROYER, Angela et al. Clustering and Switching on verbal fluency: the effects of focal frontal– and temporal –lobe lesions. Neuropsychologia, v. 36, n. 6, p. 499-504, 1998[a].

TROYER, Angela et al. Clustering and Switching on verbal fluency tests in Alzheimer’s and Parkinson’s disease. Journal of the International Society, v. 4, p. 137-143, 1998[b].

ZORTEA, Maxciel et al. Graph Analysis of Semantic Word Association between Children, Adults, and the Elderly. Psicologia: Reflexão e Crítica (Impresso), v. 27, n. 1, p. 1-10, 2014.

Downloads

Publicado

2014-07-09

Como Citar

Becker, N., Müller, J. de L., Rodrigues, J. de C., Villavicencio, A., & Salles, J. F. de. (2014). Estratégias de evocação lexical com critério semântico em adultos após acidente vascular cerebral no hemisfério direito. Letrônica, 7(1), 325–347. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16838

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)