A construção do sentido numa propaganda

  • Noemi Luciane dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Argumentação, Discurso, Sentido, Bloco Semântico, Predicação.

Resumo

Neste trabalho, analisa-se uma propaganda com base nos pressupostos da Teoria da Argumentação na Língua e da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), desenvolvidas por Oswald Ducrot e colaboradores. Dentre os conceitos utilizados destacam-se o da predicação, o da argumentação interna e externa e o de paradoxo lingüístico. Os resultados mostram que a teoria oferece excelentes ferramentas para a descrição lingüística do sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noemi Luciane dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutoranda em Letras-Lingüística Aplicada, PUCRS; Bolsista CAPES; [email protected]
Publicado
2008-12-23
Como Citar
dos Santos, N. L. (2008). A construção do sentido numa propaganda. Letrônica, 1(1), 52-66. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/4305