De menina a mulher: análise da trajetória da heroína no conto <i>Como um colar</i> de Marina Colasanti

Autores

  • Lisnéia Beatris Schrammel PUCRS

Palavras-chave:

conto de fadas, herói, trajetória.

Resumo

O texto apresenta uma análise da trajetória da protagonista do conto “Como um colar”, de Marina Colasanti, enfatizando o caráter heróico da personagem e dialogando com os aspectos simbólicos presentes na narrativa. Os pressupostos teóricos para essa abordagem foram buscados na leitura de Joseph Campbell, Otto Rank, Carol Pearson, Lutz Müller, Bruno Bettelheim, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant. A partir do estudo realizado, confirma-se que os contos de fadas, através do simbólico, trazem contribuições que levam a profundas aprendizagens em relação à vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisnéia Beatris Schrammel, PUCRS

Graduada em Letras, Português/Espanhol pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aluna do Curso de Pós-graduação em Teoria da Literatura, nível Mestrado, da PUCRS.

Downloads

Publicado

2008-12-23

Como Citar

Schrammel, L. B. (2008). De menina a mulher: análise da trajetória da heroína no conto <i>Como um colar</i> de Marina Colasanti. Letrônica, 1(1), 165–173. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/4217