Um registro do diário íntimo de Frida Kahlo analisado sob uma perspectiva semiológica enunciativa

Autores

  • Claudia Stumpf Toldo
  • Romeu Carletto

Palavras-chave:

Frida Kahlo, Diário, Signo, Língua, Enunciação.

Resumo

Este é um estudo que se propõe a analisar um registro do diário íntimo que a pintora Frida Kahlo produziu nos últimos dez anos de sua vida. Para sua análise, apoiamo-nos na perspectiva enunciativa da linguagem, tendo como suporte o texto Semiologia da Língua (1969), escrito pelo linguista da enunciação Émile Benveniste. Nesse texto o autor defende a ideia de que toda semiologia de sistema não linguístico recorre à língua para sua interpretação, já que essa “não pode existir senão na e pela semiologia da língua” (BENVENISTE, 1989, p. 61). A língua é o interpretante de todos os sistemas, os linguísticos e os não-linguísticos. Este trabalho objetiva, portanto, através da análise do corpus, evidenciar que a língua é o único sistema capaz de interpretar a si mesmo e interpretar os demais sistemas de signos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Stumpf Toldo

Professora de Língua Portuguesa da Universidade de Passo Fundo, atuando junto ao curso de Letras e ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Letras da mesma Universidade.

Romeu Carletto

Professor de Língua Espanhola nos cursos de Letras e Administração da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu, em Dois Vizinhos/PR. Mestre em Letras – Estudos Linguísticos (UPF).

Downloads

Publicado

2012-11-05

Como Citar

Stumpf Toldo, C., & Carletto, R. (2012). Um registro do diário íntimo de Frida Kahlo analisado sob uma perspectiva semiológica enunciativa. Letrônica, 5(2), 37–61. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/11277