Crítica de Feuerbach às religiões em defesa do homem integral e da natureza não-instrumentalizada

Autores

  • Regiany Gomes Melo (UFC) Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Religiões, Homem Integral, Natureza, Instrumentalização.

Resumo

Ludwig Feuerbach, autor da Das Wesen der Christentums, fundamenta nesta obra sua crítica à teologia cristã a partir da consideração da alienação genérica que o homem promove a si mesmo, por se sentir limitado diante da natureza, submetendo-se à divindade com o intuito de superar suas limitações naturais. Evidenciamos no presente artigo que o autor, na obra referida, baseia-se exclusivamente no fator antropológico que é hipostasiado, absolutizado e mistificado pela religião cristã. Por esta razão, buscamos nas obras subsequentes, Das Wesen der Religion e Vorlesungen über das Wesen der Religion, articular a crítica que Feuerbach faz às religiões naturais com o intuito de afirmar a completude da essencialidade racional e sensível do homem, bem como da natureza vista como um ente autônomo ao qual o homem é vitalmente dependente. Para isso, abordamos a religião cristã na medida em que esta instrumentaliza a natureza para atingir seus fins em um mundo sobrenatural. Posteriormente, expomos a diferença entre esta e as religiões naturais, que divinizam os entes naturais e, portanto, buscam, até determinado ponto, preservá-los. Contudo, em ambas as crenças a natureza desaparece no nada, pois ela perde seu caráter originário e passa a ser mero suporte orgânico do homem. O objetivo do texto é mostrar o porque das religiões menosprezarem a existência natural e, revelar a necessidade imediata do homem tornar-se consciente do ente que ele deve de fato sua existência: a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiany Gomes Melo (UFC), Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará - Atua na área de Ética e Filosofia Política - Seu trabalho dissertativo versa sobre a Filosofia da Sensibilidade em Ludwig Feuerbach.

Downloads

Publicado

2011-12-12

Como Citar

Melo (UFC), R. G. (2011). Crítica de Feuerbach às religiões em defesa do homem integral e da natureza não-instrumentalizada. Intuitio, 4(2), 224–236. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/9685

Edição

Seção

Artigos