O colapso da civilização: as condições de possibilidade do Nacional Socialismo segundo Norbert Elias

  • Débora de Araujo Medeiros (UnB) Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Nacional-Socialismo, colapso da civilização, contexto alemão, Norbert Elias.

Resumo

O período de dominação do nacional-socialismo inaugurou um mal sem precedentes na História. As barbaridades cometidas pelo regime, destacadamente contra o povo judeu, provocaram uma ruptura com os todos os padrões morais vigentes; promoveram “o colapso da civilização”. Ainda hoje, pairam no ar questões fundamentais que nos atormentam a todos, velhas e novas gerações: como a nação alemã civilizada fora capaz de deixar-se seduzir por uma crença tão delirante e criminosa como a de Hitler? Como foi possível o Holocausto ser perpetrado em uma sociedade desenvolvida, entre pessoas civilizadas? Para responder a essas questões, Norbert Elias, que viveu aqueles tempos sombrios, dedica-se à análise do contexto da formação da personalidade, da estrutura social e do comportamento do alemão, os quais, combinados, permitiram a ascensão de Hitler ao poder e os genocídios nazistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora de Araujo Medeiros (UnB), Universidade de Brasília (UnB)
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2005); pós-graduada (Especialização) em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB (2007); mestranda em Filosofia pela UnB, vinculada à área temática "Ética e Filosofia Política" (conclusão em setembro 2011).
Publicado
2011-12-11
Como Citar
Medeiros (UnB), D. de A. (2011). O colapso da civilização: as condições de possibilidade do Nacional Socialismo segundo Norbert Elias. Intuitio, 4(2), 87-102. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/9579
Seção
Artigos