O problema do desligamenro-ligação entre discurso filósófico-especulativo e discurso poético-metafórico em Paul Ricoeur

  • Roberto Roque Lauxen (UNISINOS) Unisinos
Palavras-chave: Metáfora. Poética. Discurso. Ontologia. Metafísica.

Resumo

O artigo expõe o problema do desligamento-ligação entre discurso filosófico-especulativo e discurso poético-metafórico em Paul Ricoeur. Após uma breve introdução e apreciação do conjunto das teses do autor, capítulo um, apresentamos as posições em conflito que nosso autor procura arbitrar, que podem ser divididas em dois grupos: os que apontam para uma solução descontínua entre filosofia e poética, a posição de Aristóteles, de Tomas de Aquino e de Heidegger, respectivamente, capítulos dois, três e quatro; e os que apontam para uma solução de continuidade: Heidegger num certo sentido, mas, sobretudo, Derrida, que reverte a ordem de prioridade fazendo o filosófico se movimentar no interior do metafórico, capítulo cinco. Após apresentar a leitura crítica que Ricoeur faz destes interlocutores, corrigindo alguns modos errôneos de concebê-las, apresentamos sua própria posição – de alguma forma já configurada no confronto com seus pares. De um lado, promove a descontinuidade entre o poético-metafórico e filosófico-especulativo, porém equilibrado pelo conceito de interpretação que não deixa os pólos em tensão recaírem, seja para o lado da metaforicidade geral, seja para o do saber absoluto, capítulo seis; de outro lado, mostramos como o autor busca pontos de contato entre aqueles pólos em relação aos postulados da referência destes discursos enquanto pensados como eclosão de um ato ou potência, capítulo sete.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Roque Lauxen (UNISINOS), Unisinos
Roberto Roque Lauxen possui Graduação em Filosofia. Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutorando na Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. Tem experiência de docência em nível de Graduação e Pós-graduação. Atua principalmente nas áreas de: Filosofia da educação, Antropologia filosófica, Ética e Filsofia da Linguagem.
Publicado
2010-11-27
Como Citar
Lauxen (UNISINOS), R. R. (2010). O problema do desligamenro-ligação entre discurso filósófico-especulativo e discurso poético-metafórico em Paul Ricoeur. Intuitio, 3(2), 226-243. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/7598
Seção
Artigos