Aplicação da ética a problemas contemporâneos: a tensão entre a ética tradicional e o avanço tecnológico

  • Leila Cristina Rosa (UFU) Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Vida. Eutanásia. Pessoa. Não-Pessoas.

Resumo

O artigo explora as implicações dos princípios da ética tradicional aplicados às questões no âmbito biotecnológico. Segundo o filósofo Peter Singer a ética tradicional, frente aos problemas relacionados ao avanço tecnológico, não consegue dar respostas satisfatórias. Singer destaca alguns aspectos que ele considera como sendo os pontos fracos da ética tradicional, sua crítica é feita a concepção do tipo: que a vida humana é sempre mais valiosa que qualquer vida não-humana. A partir dessa crítica, o autor propõe uma nova abordagem da ética, na qual permite-se abordar uma ética da terminação da vida, bem como situações de interrupção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Cristina Rosa (UFU), Universidade Federal de Uberlândia
Bacharel e licenciada em filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Aluna do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.
Publicado
2011-07-21
Como Citar
Rosa (UFU), L. C. (2011). Aplicação da ética a problemas contemporâneos: a tensão entre a ética tradicional e o avanço tecnológico. Intuitio, 4(1), 108-116. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/7512
Seção
Artigos