É possível aprender a coisa sem o nome?

  • Lucas Costa Roxo (UNISINOS) Unisinos/Petrobrás
Palavras-chave: Crátilo. Convencionalismo. Linguagem. Conhecimento. Oralidade.

Resumo

O Crátilo é o diálogo platônico que tem como tema central a linguagem. O diálogo é um debate sobre as concepções naturalista e convencionalista da linguagem apresentadas e refutadas por Platão por não levarem ao conhecimento verdadeiro. Devido a essa limitação Platão propõe uma linguagem ideal representada na afirmação de que “é possível aprender as coisas sem o nome”. O propósito desse artigo é expor as três concepções de linguagem discutida por Platão, apontar a relação entre linguagem e conhecimento para, mediante a idéia de que é possível aprender as coisas sem o nome, estabelecer relação com a oralidade a partir de passagens da Carta Sétima, do Fedro e do Sofista. Para tanto, será exposta, comparada e relacionadas passagens que tratam dos objetos aqui estudados. Conclui-se que é impossível aprender as coisas sem as palavras se tomada em sua relação com a oralidade; na dimensão da linguagem falada, o conhecimento gerado no jogo dialógico remete não só ao conhecimento da coisa, mas ao conhecimento daquele que busca apreendê-la; a linguagem enquanto discurso garante também o conhecimento, porque nela o logos cumpre a mesma função que a episteme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Costa Roxo (UNISINOS), Unisinos/Petrobrás
Possui graduação em licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle. Pós-Graduação estrito senso-Mestrando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos. É supervisor da EJA ensino fundamental e médio, professor de Filosofia e Sociologia no ensino médio. Pesquisa em Filosofia com ênfase em epistemologia, educação e processos de aprendizagem; consultor de cursos de extensão formação continuada nos projetos da Unisinos/SESI.
Publicado
2010-06-22
Como Citar
Roxo (UNISINOS), L. C. (2010). É possível aprender a coisa sem o nome?. Intuitio, 3(1), 56-69. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/6461
Seção
Artigos