A CRISE DA ÉTICA E A NECESSIDADE DA RECONSTRUÇÃO DE UM NOVO TIPO DE ETHOS

  • Wanderley Jose Ferreira Jr. (UNICAMP) Universidade Estadual de Goiás - UEG

Resumo

Discute-se os fundamentos da ética universal e a impossibilidade ou possibilidade de se construir uma ética planetária, universal baseada num suposto sujeito universal em relação ao qual pode-se identificar um Bem e um Mal universais. O artigo conclui postulando que também a chamada ética da diferença, do outro, só respeita a alteridade na medida em que esse outro possa ser assimilado pelo mesmo [a razão ocidental] em seu incessante processo de tornar-se outro em direção a si mesmo. PALAVRAS-CHAVE: Ética. Filosofia. Identidade. Sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderley Jose Ferreira Jr. (UNICAMP), Universidade Estadual de Goiás - UEG
Graduado, mestrado e doutorado em Filosofia - UNICAMP. Professor de Filosofia e Filosofia da Ciencia - UEG. Aprovado em 1 lugar no concurso para professor efetivo - Adjunto, DE - na Universidade Federal de Goiás. Aréa - Filosofia da educação.
Publicado
2009-12-04
Como Citar
Ferreira Jr. (UNICAMP), W. J. (2009). A CRISE DA ÉTICA E A NECESSIDADE DA RECONSTRUÇÃO DE UM NOVO TIPO DE ETHOS. Intuitio, 2(3), 377-399. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/5967
Seção
Artigos