SEMINAR IN ZÄHRINGEN: ASPECTOS DA CRÍTICA HEIDEGGERIANA À FENOMENOLOGIA DE HUSSERL

  • Túlio Tibério Quirino de Medeiros (UFRJ) UFRJ

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar o alcance e as limitações das considerações críticas feitas por Heidegger à fenomenologia de Husserl no Seminário de Zähring (Seminar in Zähringen), bem como analisar a apropriação de conceitos husserlianos empreendida por Heidegger em favor de sua obra máxima Ser e Tempo (Sein und Zeit) de modo que possamos afirmar que não há uma ruptura entre as fenomenologias dos autores, mas uma apropriação que envolve uma metodologia peculiar, a qual deve ser tida em consideração para a compreensão do que afirmamos. PALAVRAS-CHAVE: Fenomenologia. Intuição categorial. Intuição sensível. Ontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Tibério Quirino de Medeiros (UFRJ), UFRJ
Possui o título de Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), cuja dissertação intitula-se: "Genealogia da Moral: o problema do valor moral na filosofia de Friedrich Nietzsche". Os examinadores deste trabalho foram os seguintes docentes: Prof. Dr. Oswaldo Giacóia Júnior [Professor Titular Membro Externo-UNICAMP/SP], Prof. Dr. Gilvan Fögel [Professor Titular Membro Interno PPGF/ IFCS-UFRJ] e Prof. Dr. A. Martins Villar Carvalho [Presidente da banca - Professor do Departamento de Medicina Social/ Saúde Coletiva/ UFRJ]. Actualmente investiga no doutoramento os problemas relacionados à Metafísica, à Ética e à Teoria do Conhecimento a partir do quadro teórico-conceptual do pensamento de Friedrich Nietzsche em seu diálogo crítico com a tradição metafísica sob orientação do Prof. Dr. Gilvan Fogel, docente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/ IFCS/UFRJ. Ademais, possui o título de graduação em Psicologia pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas/ UFPE.
Publicado
2009-12-04
Como Citar
Quirino de Medeiros (UFRJ), T. T. (2009). SEMINAR IN ZÄHRINGEN: ASPECTOS DA CRÍTICA HEIDEGGERIANA À FENOMENOLOGIA DE HUSSERL. Intuitio, 2(3), 330-346. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/5668
Seção
Artigos