GADAMER E HABERMAS: OS ATRITOS DA LINGUAGEM

Autores

  • Laurenio Leite Sombra (UnB) Unb

Resumo

RESUMO: Moral e religião estão ligadas de modo estreito, diferenciando-se apenas pelo fato de que na moral os deveres são praticados como princípios fundamentais de todo ser racional, e pelo fato de que esse último deve agir como membro de um sistema universal de fins, enquanto que na religião esses deveres são vistos como mandamentos de uma suprema vontade santa, pois que, as leis da moral são as únicas que estão de acordo com a idéia de uma suprema perfeição. A conexão entre moral e religião, além de ser um dado fundamental e estrutural da razão pura, é o reconhecimento progressivo de um plano universal segundo o qual, a despeito de todos os abusos da liberdade por parte dos homens, alcançará no final o mais alto grau possível de perfeição do gênero humano. Palavras-chave: Moral. Religião. Vontade. Kant.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurenio Leite Sombra (UnB), Unb

Sou mestrando em filosofia pela Unb. Meu tema da dissertação é o Wittgenstein tardio, tentando revela-lo num cotejamento com, de um lado, o pragmatismo americano, de outro, com a hermenêutica filosófica alemã. Atualmente, minha ênfase é uma busca de compreensão do humano por meio da linguagem. Para tanto, tenho me interessado em autores como Heidegger, Gadamer, Ricoeur e Wittgenstein.

Downloads

Publicado

2008-11-21

Como Citar

Sombra (UnB), L. L. (2008). GADAMER E HABERMAS: OS ATRITOS DA LINGUAGEM. Intuitio, 1(2), 171–187. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/4223

Edição

Seção

Artigos