O Paradoxo do Prefácio Generalizado

  • Lucas Roisenberg Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: Paradoxo do Prefácio, Inconsistência, Racionalidade, Justificação

Resumo

O paradoxo do prefácio é um presumido contra-exemplo à tese de que a consistência é uma condição necessária da racionalidade ou justificação. O artigo visa desenvolver a ideia, na esteira de uma sugestão Earl Conee (2009), de que as presumidas crenças inconsistentes e racionais podem ser formadas a partir de fontes evidenciais radicalmente diferentes. A execução de tal tarefa está dividida em quatro partes. Na primeira delas, eu apresento sumariamente o paradoxo propriamente dito. Logo em seguida, eu apresento os outros exemplos: o evento, viagem de avião, encontro de colegas e memória parcial. Após isto, tento identificar a estrutura subjacente aos exemplos, e sugiro que a teoria da anulabilidade é uma ferramenta útil para pensar os contraexemplos. Por fim, ofereço uma análise diacrônica de um dos exemplos e tento reforçar a dificuldade de encontrar uma solução satisfatória para o problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Roisenberg Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui doutorado em Filosofia Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Em seu mestrado tratou do paradoxo do prefácio, e de temas relacionados como o papel da lógica na determinação da racionalidade e da justificação. Em seu doutorado, fez uma análise crítica das epistemologias modais. Atualmente, é professor de filosofia na Universidade Federal Da Fronteira SUl (UFFS) 

Referências

CONEE, E. A. The Preface Paradox. In: DANCY, J.; SOSA, E.; STEUP, M. (Eds.). Companion to Epistemology, 2nd ed. Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2009, p. 604–605.

MAKINSON, D. C. The Paradox of The Preface. Analysis, v. 25, n. 6, p. 205–207, 1965.

POLLOCK, J. L. Epistemology and Probability. Synthese, v. 55, n. 2, p. 231–252, 1983.

RODRIGUES, Lucas Roisenberg. Inconsistência e Racionalidade: uma introdução ao paradoxo do prefácio, 2012, 73 páginas. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2012.

Publicado
2018-07-30
Como Citar
Rodrigues, L. R. (2018). O Paradoxo do Prefácio Generalizado. Intuitio, 11(1), 07-18. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2018.1.31456