A primazia do justo sobre o bem na filosofia política de John Rawls
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2014.1.17209Resumo
Resumo: O presente estudo tem como finalidade discutir a primazia do justo sobre o bem na filosofia política de John Rawls, apresentada especialmente em seus textos mais importantes, tais como Uma teoria da justiça, Liberalismo político e Justiça e Democracia. A ideia da primazia do justo sobre o bem, em diversas situações, é interpretada de modo equivocada, uma vez que se toma essa afirmação de Rawls como se justiça como equidade não carecesse não qualquer noção de bem, o que o autor nega constantemente. Assim sendo, o presente artigo tem por pretensão inicialmente apresentar em que sentido a teoria de rawlsiana é política e não metafísica ou epistemológica. Tentaremos desfazer alguns mal-entendidos que envolvem essa discussão e mostrar os argumentos de Rawls para a fundamentação de uma teoria política de justiça. Em seguida, iremos expor a ideia de consenso sobreposto e sua função na estruturação de justiça como equidade no que tange a ideia da primazia do justo sobre o bem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.