Entre interesses e possibilidades: a aproximação da política bragantina ao Rio da Prata

  • Ronaldo Bernardino Colvero UNIPAMPA
Palavras-chave: Rio da Prata, Política, Diplomacia

Resumo

Em 1808, interesses antigos, aliados às novas possibilidades começaram a ser analisados para que Portugal garantisse, além de sua hegemonia na América, medidas econômicas renovadas para tentar resolver velhos problemas. O objetivo deste artigo é compreender a forma com que a Coroa portuguesa, por meio da especulação diplomática disponível à época, movimentou seu recém instalado aparato político, econômico e militar na colônia do Brasil no intuito de expandir suas imprecisas fronteiras meridionais até a região do Rio da Prata logo da chegada da Corte portuguesa em território americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Bernardino Colvero, UNIPAMPA
Doutor em História das Sociedades Ibéricas e Americanas pela PUCRS, concluído em janeiro de 2009. Desde julho de 2009 atuo como professor adjunto do curso de Ciência Política da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus de São Borja, onde leciono disciplinas nos cursos de Ciência Política e Serviço Social. Já atuei como coordenador de cursos de pós-graduação em História. Desde 2003 venho participando, elaborando e orientando projetos de pesquisa nas áreas de história, relações internacionais, políticas estatais e organização e catalogação de arquivos. Atuo especialmente na área de História e Ciências Políticas, com ênfase em História Regional, História Política do Brasil, Educação, Relações Internacionais e políticas públicas. Os temas com os quais mais trabalhei nos últimos anos são: história política e social, relações internacionais do século XIX e XX, história e economia, fronteiras da América Latina e história da África.
Publicado
2011-12-31
Como Citar
Colvero, R. B. (2011). Entre interesses e possibilidades: a aproximação da política bragantina ao Rio da Prata. Estudos Ibero-Americanos, 37(2). https://doi.org/10.15448/1980-864X.2011.2.8983
Seção
Artigos