Imagens da desigualdade em fotolivros do Rio de Janeiro: a visualidade na história de um conceito

Autores

  • Maria Inez Turazzi Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.27725

Palavras-chave:

fotografia, Rio de Janeiro, fotolivros, Hans Mann, desigualdade.

Resumo

A cidade do Rio de Janeiro e os temas que entrelaçam sua história têm sido cobertos por livros fotográficos dos mais diversos tipos, lançados no Brasil e no exterior, há mais de um século. Este artigo, considerando a natureza complexa e multifacetada das narrativas textuais e visuais apresentadas nessas obras, bem como a exigência de uma abordagem multidisciplinar para o tema da desigualdade no âmbito de uma história dos conceitos, procura problematizar a visualidade da pobreza na representação da “paisagem carioca”, tomada aqui como uma construção simbólica e patrimonial. A pesquisa em curso tem por premissa a polissemia da paisagem e da desigualdade e suas múltiplas dimensões epistemológicas, como conceitos que atravessam a filosofia, o direito, a sociologia e a história, tanto quanto a literatura e as artes em geral. O artigo trata mais detidamente da vida e da obra do fotógrafo alemão Hans Mann (?-1966) e dos fotolivros que realizou sobre a América do Sul, publicados entre as décadas de 1940 e 1960, entre os quais destaca-se aquele dedicado ao Rio de Janeiro (Zauberhaftes Rio/ Strollingthrough Rio, 1958).

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Biografia do Autor

Maria Inez Turazzi, Universidade Federal Fluminense

Historiadora, doutora em arquitetura e urbanismo, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História e pesquisadora-associada do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense, bolsista de produtividade do CNPq e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte. Entre 1984 e 2014, trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Instituto Brasileiro de Museus, onde foi responsável pela coleção Geyer, brasiliana doada em 1999 ao Museu Imperial. Publicou diversos artigos e livros sobre fotografia, patrimônio e Rio de Janeiro, entre os quais Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo, 1839-1889 (1995); Marc Ferrez (2000); Visões do Rio na coleção Geyer (2000, em coautoria); Rio de Janeiro-Buenos Aires, duas cidades modernas (2004, em coautoria); Iconografia e patrimônio: a Exposição de História do Brasil e a fisionomia da nação (2009); Luiz Edmundo (2011); Um porto para o Rio; imagens e memórias de um álbum centenário (2012, em coautoria); Ensino de história: diálogos com a literatura e a fotografia (2012, em coautoria); Rio 400 + 50; comemorações e percursos de uma cidade (2014, em coautoria); Rio, um porto entre tempos (2016).

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

Turazzi, M. I. (2018). Imagens da desigualdade em fotolivros do Rio de Janeiro: a visualidade na história de um conceito. Estudos Ibero-Americanos, 44(1), 105–119. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.27725

Edição

Seção

Dossiê - Fotografia, Cultura Visual e História: perspectivas teóricas e metodológicas