Imigração e urbanização em Cuba no primeiro terço do século XX
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2000.1.24784Palavras-chave:
Cuba, Imigração, UrbanizaçãoResumo
Neste trabalho estudamos o modo em que a configuração da estrutura sócio-produtiva de Cuba e sua influência sobre os fluxos migratórios desempenharam um papel fundamental no processo de urbanização que teve lugar na ilha no primeiro terço do século XX. Como sabemos, a população de Cuba configurou-se ao longo de sucessivos assentamentos de diferentes raças (brancos, pretos, chineses), cuja chegada se articulou desde inícios do século em consonância com as necessidades de sua evolução econômica, com uma progressiva especialização produtiva, que conduziu a um processo de urbanização, que, por sua vez, consolidou a pequena propriedade rústica dedicada a satisfazer o mercado urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Abel E. Losada Alvarez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.