Lições de Erovocá: estratégicas narrativas do ‘eu’ a partir do ‘outro’

Autores

  • Maria Cristina dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2016.3.24070

Palavras-chave:

antropofagia, enodocanibalismo, análise etnohistórica, século XVII

Resumo

A década de 1630 foi marcada por um contexto turbulento na história das reduções jesuíticas no Rio da Prata. Desse período consta o registro da prisão de Erovocá, um indígena qualificado na documentação como “antropófago” que chegou à redução de Santa Ana, no Tape, em 1636. De autoria de Joseph Oregio, o registro, parece ter sido produzido enquanto ocorria a prisão e o interrogatório do acusado, e impressiona pela violência dos fatos ali narrados. O objetivo desse texto é evidenciar as potencialidades e precauções aportadas pela análise etnohistórica dos registros documentais que, amparada pela leitura mais acurada das contribuições da antropologia contemporânea, visa compreender as estratégias utilizadas numa narrativa que utiliza o ‘outro’ para evidenciar a eficácia da presença do ‘eu’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGNOLIN, A. O apetite da Antropologia, o sabor antropofágico do saber antropológico: alteridade no caso Tupinambá. 1998. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1998.

Baptista, J. Matar um jaguar: a natureza na cultura guarani através do discurso missionário. In: História Unisinos. v. 9, n. 1, p. 61-64, 2005.

______. [2010]. O Eterno: Dossiê Missões. Brasília: Ministério da Cultura, IBRAN, 2015. Vol. II.

BOCCARA, G. Mundos Nuevos en las fronteras del Nuevo Mundo: relectura de los procesos coloniales de etnogénisis/etnificación y mestizaje en tiempos de globalización. Mundo Nuevo/Nuevos Mundos, 2000. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2016.

CARDOSO DE OLIVEIRA , R. A Sociologia do Brasil indígena. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 1972.

______. Do índio ao bugre: o processo de assimilação dos Terena. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

______. O índio e o mundo dos brancos: uma interpretaçõa sociológica da situação dos Tikuna. São Paulo: Pioneira, 1972a.

CERTEAU , M. [1975]. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

CLASTRES, P. [1972]. Crónica de los indios Guayaquis. Barcelona: Editorial Alta Fulla, 1986.

COMBÉS, I. De luciferinos a canonizables: representaciones del canibalismo Chiriguano. In: Boletín Americanista. v. LXIII, v. 2, n. 67, p. 127-141, 2013.

______. ¿Indios y blancos? Hacer (etno)historia en las tierras bajas de Bolivia. In: Boletín Americanista, v. LXI, n. 60, p. 15- 32, 2010.

CUNHA, Manuela Carneiro da. [1992]. História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

ERICKSON , P. [1992]. Uma singular pularidade: a etno- história Pano. In: CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras/ FAPESP, 1998. p. 239-252.

FAUSTO , C. Inimigos fiéis. História, guerra e xamanismo na Amazônia. São Paulo: Edusp, 2001.

LARAIA, R. de Barros; DA MATTA, Roberto. Índios e castanheiros: a empresa extrativa e os índios no médio Tocantis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LARAIA , R. de Barros. Integração e Utopia. In: Revista de Cultura Vozes. v. LXX, n. 3, p. 3-13, 1976.

LONDOÑO , F. T. Escrevendo cartas. Jesuítas, escrita e missão no século XVI. In: Revista Brasileira de História, v. 22, n. 43, p. 11-32, 2002. http://dx.doi.org/10.1590/ S0102-01882002000100002

LORANDI, A. M. De quimeras, rebeliones y utopías. La gesta de Pedro Bohórquez. Lima: PUCP, 1997.

LORANDI, Ana Maria; DEL RIO, Mercedes. La Etnohistoria: Etnogénesis y transformaciones sociales Andinas. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1992.

LORANDI, Ana Maria; NACUZZI, Lidia R. Trayectorias de la Etnohistoria en la Argentina (1936-2007). In: Relaciones de la Sociedad Argentina de Antropología, Buenos Aires, n. XXXII, p. 281-297, 2007.

LORANDI, Ana Maria; WILDE, G. Desafío a la isocronía del péndulo acerca de la teoría y de la práctica de la antropología histórica. In: Memoria Americana, Cuadernos de Etnohistoria, n. 9, p. 37-78, 2000.

LUZ, G. A. Carne humana: A retórica do canibalismo na América portuguesa quinhentista. Tese (Doutorado) – UNICAMP, Campinas, 2003.

MAEDER , E.; GUTIÉRREZ, R. Atlas territorial y urbano de las misiones jesuíticas de guaraníes. Argentina, Paraguay y Brasil. Mérida; Brasília: Intituto Andaluz de Patrimônio Histórico – Junta de Andalucía, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Brasil, 2009.

MELIÀ, B. [1988]. El Guaraní Conquistado y Reducido: ensayos de etnohistoria. Asunción: Centro de Estudios Paraguayos Antonio Guasch, CEPAG, Biblioteca Paraguaya de Antropología, 1993.

MONTEIRO, J. Tupis, Tapuias e Historiadores. Estudos de História indígena e indigenismo. Campinas: Unicamp, 2001.

MURRA , J. Las investigaciones en etnohistoria andina y sus posibilidades en el futuro. In: MURRA, J. Formaciones económicas y políticas nen el mundo andino. Lima: IEP, 1975. p. 275-312.

NACUZZI, L. De la relación Arqueología/Etnohistoria al estudio de las identidades étnicas en perspectiva histórica: desconstruyendo lo tehuelche. In: Memoria Americana, Cuadernos de Etnohistoria, n. 9, p. 253-271, 2000.

POMPA, C. Religião como tradução: missionários, Tupi e Tapuia no Brasil colonial. Bauru: EDUSC, 2003.

PORTILLA , L. [1959]. A visão dos vencidos: relatos astecas, maias e incas sobre a conquista espanhola. Rio de Janeiro: Vozes, 1984.

ROUILLON ARRÓSPIDE, J. L. Antonio Ruiz de Montoya y las Reducciones del Paraguay. Asunción: Centro de Estudiod Paraguayos “Antonio Guasch”, CEPAG, 1997.

SAHLINS, M. [1985]. Ilhas da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1997.

VILAÇA, A. Fazendo corpos: reflexões sobre a morte e canibalismo entre os Wari' à luz do perspectivismo. In: Revista de Antropologia, v. 41, n. 1, p. 9-67, 1998. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77011998000100002

VIVEIROS DE CASTRO, E. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. In: Mana, Estudos de Antropologia Social, v. 2, n. 2, p. 115-143, 1996.

WACHTEL, N. [1979]. Los vencidos: Los indios del Peru frente a la conquista española (1530-1570. Madrid: Alianza Editorial. 1981.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

dos Santos, M. C. (2016). Lições de Erovocá: estratégicas narrativas do ‘eu’ a partir do ‘outro’. Estudos Ibero-Americanos, 42(3), 1095–1116. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2016.3.24070