Laços humanos, política e história – Uma entrevista com Wolfgang Heuer

  • Vinícius Liebel PUCRS

Resumo

No fechamento desse dossiê temático, voltado aos estudos dos laços sociais, a breve entrevista com o professor Wolfgang Heuer aqui apresentada busca debater temas cada dia mais presentes em um mundo que experimenta crises sociais, políticas e econômicas, que vê um fortalecimento e exposição cada vez maior do racismo e do extremismo como sombras sobre o as sociedades, que vê mesmo valores ligados à democracia serem rifados em nome de paixões e alinhamentos políticos rasteiros. Além disso, temas como a pesquisa da obra de Hannah Arendt e os jubileus das Guerras Mundiais são abordados na entrevista. Professor livre-docente da Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin), do Instituto de Ciência Política Otto-Suhr, Heuer tem se dedicado ao estudo de aspectos singulares desses laços políticos e sociais, pensando questões como a violência, o exercício e o desenvolvimento da responsabilidade e da integridade a partir de temas diversos, desde a situação de refugiados políticos, passando pela fundamentação dos direitos humanos, até a responsabilidade social de empresas e corporações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. Sobre a Violência. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

_____. O que é Política? Rio de Janeiro: Bertrand, 2004.

ARISTÓTELES. A Política. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

CLARK, Christopher. Os Sonâmbulos – Como eclodiu a Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Cia. das Letras, 2014.

HEUER, Wolfgang. Hannah Arendt. Hamburg: Rowolt, 1987.

_____. Citizen: Politische Integrität und politisches Handeln – Eine Rekonstruktion des politischen Humanismus Hannah Arendts. Berlin: Akademie, 1992.

_____. Couragiertes Handeln. Hamburg: Rowolt, 2002.

HEUER, Wolfgang; HEITER, Bernd; ROSENMÜLLER, Stefanie (Org.). Arendt-Handbuch. Stuttgart: Metzler, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2002.

Publicado
2015-08-25
Como Citar
Liebel, V. (2015). Laços humanos, política e história – Uma entrevista com Wolfgang Heuer. Estudos Ibero-Americanos, 41(1), 209-219. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2015.1.21691