O quarto poder pelo quarto poder: a função educativa do jornal Zero Hora em coberturas relacionadas ao Ministério Público Federal

Autores

  • Daiana Klanovicz de Araújo

Palavras-chave:

Ministério Público Federal. Jornalismo. Educação. Contextualização e Profundidade jornalísticas. Zero Hora.

Resumo

A presente monografia objetiva analisar como o Ministério Público Federal é retratado pelo jornal Zero Hora e se, por meio dos fatos noticiados, o periódico cumpre a função educativa, um dos deveres dos meios de comunicação, permitindo que os leitores saibam quais são as funções da instituição na sociedade. Para observar esse aspecto, foram analisadas nove matérias, publicadas pelo impresso no ano de 2009, buscando verificar quais fatos relacionados à atuação do órgão eram considerados mais importantes e se as coberturas atendiam aos preceitos jornalísticos de contextualização e profundidade dos assuntos abordados, bem como, clareza na linguagem utilizada.

Biografia do Autor

Daiana Klanovicz de Araújo

Gilbertto Keller

Publicado

2011-05-10

Como Citar

Araújo, D. K. de. (2011). O quarto poder pelo quarto poder: a função educativa do jornal Zero Hora em coberturas relacionadas ao Ministério Público Federal. Revista Da Graduação, 4(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/graduacao/article/view/8850

Edição

Seção

Faculdade de Comunicação Social