Diagnóstico da Educação Física escolar: Uma Análise Comparativa de Instituição Pública e Particular no Município de Uruguaiana - RS

Autores

  • Fausto Pereira de Pereira

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Pedagogia do Movimento. Rede Pública e Particular.

Resumo

Para que se compreenda o momento atual da Educação Física Escolar é necessário considerar o atual contexto da Educação Brasileira e refletir sobre a atuação do professor no ambiente escolar e a sua participação no desenvolvimento da Pedagogia do Movimento, do Esporte e da Saúde de seus alunos. Conhecer a opinião, os desejos e as necessidades dos alunos praticantes da Educação Física Escolar no município de Uruguaiana torna-se fundamental para entender a realidade, saber as necessidades e preferências dos alunos, e estar a par das barreiras e dificuldades encontradas por eles no processo de aprendizagem. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é conhecer o atual momento da Educação Física Escolar no município de Uruguaiana, nas dimensões biossociais dos alunos. Esta pesquisa caracteriza-se como sendo quanti-qualitativa, de caráter descritivo e transversal. A população foi composta por alunos das séries finais do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular do Município de Uruguaiana-RS. Dado o caráter exploratório, a amostra foi por conglomerados (escolas e turma) e aleatória (alunos), totalizando 421 escolares, sendo 234 da Rede Pública (RPUB) e 137 da Rede Particular (RPAR). Para obter as informações necessárias foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas. O tratamento estatístico dos dados foi desenvolvido através do programa SPSS, versão 12,0. A análise estatística dos dados se deu através da freqüência dos dados absolutos e relativos. Através da análise dos principais resultados, verificou-se que os alunos da RPAR são em sua grande maioria pertencentes à classe alta, em nosso estudo dividida em A1, A2 e B1. Já os alunos da RPUB estão classificados em sua grande maioria nas classes média e baixa, classificada por nós em B2, C1, C2, D e E. Também analisamos que os alunos da RPUB (26%) gostam mais de fazer exercícios e da prática de esportes, tais como: futsal, futebol, basquete e handebol. Já os alunos da RPAR evidenciaram gostar mais da interatividade proposta nas aulas (36%). Em relação ao que menos gostam, os alunos da RPUB (29,0%) ressaltam não gostar da prática de esportes e, um pouco abaixo, também fica evidenciada a questão de fazer os exercícios físicos com 24,0% dos alunos. Porém, na RPAR verificou-se que 27,0% dos estudantes enfatizam não gostar das brigas e bagunça nas aulas. Outro fator relevante é que 58,8% dos alunos da RPUB e 70,6% da RPAR avaliaram em Excelente e Muito Boa a sua relação com seu professor de Educação Física. Observou-se também que 30,0% dos alunos da RPUB afirmam estar satisfeitos com o espaço físico para a prática da Educação Física, porém esse item ainda gera certa divisão de opiniões, pois 31,4% dos alunos enfatizam não estar satisfeitos, evidenciando estar em Razoável ou Ruim. Com relação aos materiais para a prática pedagógica, 48,1% classificam em excelente e muito bom, gerando ainda certa dúvida e divisão de opiniões nestes quesitos. Porém, o mesmo não ocorre na RPAR, pois quase 70% dos alunos enfatizam estar satisfeitos com ambos. Analisando o que os alunos mais gostam de fazer quando não estão na escola, percebe-se que grande parte dos alunos da RPUB (23,5%) prefere ficar em casa e assistir TV ou ouvir músicas, 18,0% preferem jogar videogame, 13,8% acessar a internet em casa, 11,6% enfatiza ir à Cyber para acessar Orkut, MSN e jogos. Na RPAR, a grande maioria dos alunos, 30,6% prefere acessar a internet em casa, 22,5% ver TV, 17,1% enfatiza gostar mais de jogar videogame, 16,8% relata gostar mais de ouvir músicas. Com relação ao acesso à internet, percebemos que 97,0% dos alunos da RPAR enfatizaram ter acesso em suas casas, na RPUB o número cai para 65,0% dos alunos, e 28,0% enfatizaram ter acesso em Cybers. É importante salientar que ambos os grupos têm média de sono de 8 a 9 horas diárias. De tal forma, esperamos que estes resultados tenham sido de suma importância para uma melhora significativa na Educação Física Escolar do nosso município, podendo assim contribuir para aulas cada vez melhores, visando sempre à formação integral dos alunos.

Biografia do Autor

Fausto Pereira de Pereira

Gilbertto Keller

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Como Citar

Pereira, F. P. de. (2011). Diagnóstico da Educação Física escolar: Uma Análise Comparativa de Instituição Pública e Particular no Município de Uruguaiana - RS. Revista Da Graduação, 4(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/8840

Edição

Seção

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Campus Uruguaiana