Gerenciamento de filas de atendimento usando ZIGBEE

Autores

  • Mayara Ferreira da Silva
  • Jorge Ferreira da Silva Filho

Palavras-chave:

Teoria de Filas de Atendimento. Microprocessador MSP430. Módulo de Comunicação sem Fio ZIGBEE. Gerenciamento de Sistema de Filas.

Resumo

A Teoria de Filas de Atendimento engloba técnicas e soluções matemáticas, através de probabilidade, para gerenciar pontos de atendimento de forma mais ágil e eficaz possível. Por meio dos modelos matemáticos consegue-se encontrar um ponto ótimo, tanto em relação a número de servidores, como em questões como tempo de espera do cliente na fila e tempo de conclusão do serviço, quando o cliente é atendido. Com esses dados em mãos, pode-se criar um sistema que gerencie essas filas e os guichês de atendimento, com o uso do microprocessador MSP430. Este pode fazer controle das senhas que serão retiradas pelos clientes (e que devem ser impressas), do painel eletrônico, onde aparecerá o número do próximo cliente a ser atendido, e também dos terminais que estão livres e quais estão sendo liberados para entrada de um novo cliente. Para fazer a comunicação entre os terminais de atendimento com a impressora de senhas e o monitor (que exibe as senhas chamadas), será utilizado o módulo ZIGBEE, possibilitando uma comunicação sem utilização de fios entre eles, facilitando a instalação dos mesmos a certa distância uns dos outros. Dentre outras soluções, pretende-se instalar este sistema na Secretaria da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, conduzindo o atendimento aos alunos de maneira mais organizada e com agilidade nos processos, para que os mesmos estejam mais satisfeitos com o atendimento da unidade.

Biografia do Autor

Mayara Ferreira da Silva

Gilbertto Keller

Downloads

Como Citar

Silva, M. F. da, & Silva Filho, J. F. da. (2011). Gerenciamento de filas de atendimento usando ZIGBEE. Revista Da Graduação, 4(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/8659

Edição

Seção

Faculdade de Engenharia