Os conteúdos da Educação Física na escola: da seleção à aplicação

Autores

  • Marceline de Siqueira Verli

Palavras-chave:

Educação Física escolar. Conteúdos da Educação Física. Professores.

Resumo

Há uma grande divergência sobre qual a especificidade da Educação Física escolar brasileira. Muitos professores trabalham diferentes conteúdos em determinadas séries, assim o presente trabalho busca investigar os conteúdos que estão sendo trabalhados nas escolas, quais os critérios que os professores utilizam para a aplicação destes conteúdos em suas aulas de Educação Física, para que de alguma forma possa contribuir na atuação dos futuros professores de Educação Física nas escolas. Para tal estudo foi utilizada a pesquisa qualitativa que busca entender os motivos e os valores que os professores atribuem para a construção de suas aulas de educação física. Foram entrevistados quatro professores que trabalham no ensino fundamental e ministram aulas de 5ª a 8ª série, pois em escolas públicas não há professor de Educação Física para as séries iniciais e ainda por existir um número maior de escolas que atendam o ensino fundamental do que o ensino médio. Destes professores dois são de escolas públicas estaduais e dois de escolas privadas da cidade de Porto Alegre. Como resultado deste estudo se percebe uma tentativa por parte dos professores de modificar a concepção de Educação Física com conteúdos que se resumam somente a alguns esportes e como uma disciplina meramente prática, sendo que dentro das suas possibilidades os professores estão buscando oportunizar outras vivências aos seus alunos além dos esportes tradicionais.

Biografia do Autor

Marceline de Siqueira Verli

Gilbertto Keller

Downloads

Como Citar

Verli, M. de S. (2011). Os conteúdos da Educação Física na escola: da seleção à aplicação. Revista Da Graduação, 4(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/8579

Edição

Seção

Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto