Formação e prática docente na Educação Infantil: da escolha profissional à práxis reflexiva em diferentes contextos educacionais

Autores

  • Juliana Azevedo Gomes

Palavras-chave:

Infância. Educação Infantil. Formação Docente.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória da infância, da Educação Infantil e da profissão docente, e como se configura a realidade deste profissional hoje. Ao refletir sobre a historicidade da visão de infância, é possível compreender como e por quais motivos se inicia a escolarização infantil com enfoque institucional. Além da preocupação em desvelar o significado sócio-histórico de criança, há o interesse em analisar o surgimento da profissão docente voltada a esta área de ensino, e como se formam e atuam os profissionais de Educação Infantil. Utilizando a revisão bibliográfica e pesquisa através de questionários, é possível estreitar a teoria com a prática e verificar quais fatores influem na formação e prática do profissional em atividade, a fim de fazer uma análise crítica-reflexiva sobre a profissão.

Biografia do Autor

Juliana Azevedo Gomes

Gilbertto Keller

Downloads

Como Citar

Gomes, J. A. (2011). Formação e prática docente na Educação Infantil: da escolha profissional à práxis reflexiva em diferentes contextos educacionais. Revista Da Graduação, 4(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/8566

Edição

Seção

Faculdade de Educação