O Sistema CNS/ATM na Terminal Porto Alegre

Autores

  • Ciro de Franco

Palavras-chave:

CNS/ATM. Terminal Porto Alegre. Datalink. Comunicação. Digital. Gerenciamento de Tráfego Aéreo.Controle de Tráfego Aéreo. Controlador de Voo.

Resumo

A globalização e o avanço da tecnologia possibilitaram o desenvolvimento da aviação civil em âmbito mundial. O aumento de atividades aéreas exige um sistema capaz de lidar com o monitoramento, comunicação e navegação das aeronaves. O transporte aéreo caracteriza-se por possuir uma tecnologia avançada em suas ferramentas utilizadas no dia a dia. A criação de um conceito totalmente inovador, baseado principalmente na precisão de satélites, levou o setor aeronáutico a se tornar um meio de locomoção ainda mais seguro e confiável. À tecnologia desenvolvida, dá-se as aeronaves a capacidade de comunicação independente, em voos mais diretos e precisos que possibilitam uma separação entre tráfegos menor em relação ao método convencional utilizado. Com isso, torna-se viável a inserção de um número maior de aeronaves em serviço, face a disponibilidade do conceito PBN, priorizando a demanda crescente de passageiros em todo o mundo. A este estudo, determina-se a conceituação de ferramentas deste sistema, conhecido como CNS/ATM, em aplicação dentro da região de Porto Alegre, tendo como foco prover a viabilidade e necessidade de ferramentas como o ACARS, ADS-B e GBAS, A-SMGCS, relacionando a importância destes equipamentos com a situação deficitária de tal região.

Biografia do Autor

Ciro de Franco

Gilbertto Keller

Downloads

Como Citar

de Franco, C. (2011). O Sistema CNS/ATM na Terminal Porto Alegre. Revista Da Graduação, 4(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/8530

Edição

Seção

Faculdade de Ciências Aeronáuticas