O papel da comunicação organizacional no processo de gestão do conhecimento: o Projeto Siamweb da Confederação Nacional de Municípios

Autores

  • Elyedre Mireila Duarte da Costa

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional. Comunicação Digital. Comunicação Administrativa. Gestão do Conhecimento.

Resumo

A presente monografia objetiva discutir o papel da comunicação organizacional, enfatizando a comunicação administrativa no processo de gestão do conhecimento no projeto Sistema Integrado de Administração Municipal (Siamweb), que faz parte do Programa de Modernização da Gestão Pública Municipal (PMG), desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Objetiva igualmente descrever os canais de comunicação utilizados como disseminadores de conhecimento no projeto Siamweb, na Entidade. Parte-se das diferentes concepções/abordagens de comunicação organizacional e seus canais tradicionais de comunicação. Descrevem-se os novos canais comunicacionais digitais sob a perspectiva das novas tecnologias. Discorre-se sobre a criação de conhecimento individual e organizacional, bem como, sobre a gestão do conhecimento. Para a realização deste trabalho utilizou-se a pesquisa exploratória (GIL, 1999), desenvolvida mediante técnicas de levantamento bibliográfico e de estratégia de estudo de caso (YIN, 2001). Também foi realizada pesquisa de campo, com o envio por e-mail de questionários com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha. Os resultados da pesquisa evidenciaram a relevância da comunicação organizacional, especialmente da comunicação administrativa, na gestão do conhecimento à medida que contribui para a interação e socialização do conhecimento entre os indivíduos da organização.

Downloads

Como Citar

Costa, E. M. D. da. (2010). O papel da comunicação organizacional no processo de gestão do conhecimento: o Projeto Siamweb da Confederação Nacional de Municípios. Revista Da Graduação, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/6735

Edição

Seção

Faculdade de Comunicação Social