O comportamento do consumidor <i>childfree</i> em Porto Alegre

Autores

  • Roberta Salengue Bins Ely

Palavras-chave:

Childfree. Nicho. Comportamento de Consumo.

Resumo

A partir do crescimento dos nichos de consumo em detrimento dos mercados de massa, diversas subculturas paralelas ganham força e se tornam mercados atraentes. É nesse contexto que se manifesta relevante o estudo do nicho childfree, composto por aquelas pessoas que fizeram a opção de não ter filhos. O presente trabalho realizou levantamentos teóricos sobre o comportamento do consumidor e sobre o surgimento e a disseminação de tendências. Além desses aspectos, foi igualmente incluída a literatura disponível sobre o próprio nicho em questão. Em adição, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa através de entrevistas em profundidade com oito porto-alegrenses que optaram pelo estilo de vida childfree, com o objetivo de compreender seu comportamento, seus hábitos e seus desejos. A pesquisa de campo buscou, também, entender as razões pelas quais tais indivíduos escolheram não ter filhos, bem como procurou estabelecer pontos comuns entre os entrevistados no que diz respeito a estilo de vida e a consumo. Finalmente, foi traçado um paralelo entre teoria e campo, estabelecendo uma correlação entre as informações obtidas por meio das entrevistas e da literatura pesquisada. Alguns dos achados do campo que se encontram também na teoria incluem o nível mais elevado de educação formal do referido público e sua disposição em gastar seu dinheiro em lazer, o que inclui bares, restaurantes e viagens. Nessa parte pode ser confirmada a hipótese de que os indivíduos childfree alocam seus recursos financeiros de maneira significativamente diferente daqueles indivíduos que têm filhos, posto que possuem renda excedente. Ao final, são abertas possibilidades para a realização de novos estudos que venham aprofundar a compreensão do nicho childfree como mercado em ascensão.

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Como Citar

Bins Ely, R. S. (2010). O comportamento do consumidor <i>childfree</i> em Porto Alegre. Revista Da Graduação, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/6734

Edição

Seção

Faculdade de Comunicação Social