Livros para crianças na Educação Física: uma estratégia alternativa para construir e disseminar conhecimento

  • Aline Stefani Ritter

Resumo

A Educação Física tem como um dos seus grandes desafios educar um ser humano social preocupado com a sua saúde, adepto à prática de atividade física regular. Nesse sentido, o texto indica a necessidade do estabelecimento de um fórum para o debate de estratégias e o desenvolvimento de pesquisa referente a conteúdos conceituais e atitudinais na Educação Física Escolar. Da mesma maneira, aponta que é indispensável a utilização de material bibliográfico nas aulas de Educação Física. Com uma abordagem bibliográfica, o texto convida a uma reflexão sobre a relevância da Educação Física Escolar na instrumentalização da sociedade com vistas à qualidade de vida, aquisição e manutenção de hábitos saudáveis, compreensão do corpo humano e de seu funcionamento. Apresenta como objetivos debater a importância de conteúdos conceituais e atitudinais na Educação Física Escolar; verificar a existência de livros para crianças que abordem o ensino da Educação Física; e demonstrar que livros para crianças podem servir como meio paradidático na disseminação de conceitos, valores, crenças, práticas e conteúdos de Educação Física. No intuito de desenvolver compreensivamente o assunto, o estudo aborda os seguintes aspectos: o contexto da Educação Física Escolar nos primeiros anos escolares; a Educação Física Escolar e as relações entre vivências corporais anteriores; aderência à atividade física; e a Educação Física em livros para crianças. Com base na análise de dados e discussão constata que a utilização do livro como ferramenta didática é possível; entretanto, esse tipo de material é bastante escasso. Verifica também a importância de utilizar-se de conteúdos conceituais e atitudinais, e de atividade física alternativa durante as aulas de Educação Física para favorecer a aderência. Sugere a instituição de projetos e produção de materiais didáticos para prover as crianças – freqüentadoras ou não da escola –, os professores unidocentes e os professores de Educação Física, com materiais informativos e formativos, favorecendo o alcance dos objetivos de uma Educação Física consciente, politizada e socialmente orientada.
Publicado
2009-10-20
Como Citar
Ritter, A. S. (2009). Livros para crianças na Educação Física: uma estratégia alternativa para construir e disseminar conhecimento. Revista Da Graduação, 2(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/6007
Seção
Ciências Humanas