A propaganda mudou: como os novos modelos de agência procuram enfrentar os atuais desafios do mercado

  • Maurício Bastos Turquenitch

Resumo

A presente monografia desmembra a estrutura de uma agência tradicional de propaganda e avalia as principais mudanças mercadológicas que estão ocorrendo no cenário mundial: transformação no perfil dos consumidores, advento de novas tecnologias e transição de verbas dentro das agências de propaganda. Nesse sentido, realizamos uma reflexão a respeitos das gerações X e Y e da Internet como principal pivô no processo de transformação da sociedade e dos consumidores. As implicações dessas mudanças acabaram por criar um cenário propício para o surgimento de novos modelos de agência, visto que os modelos tradicionais passaram a ter dificuldades de prosperar no novo mercado. Nosso estudo toma por base os modelos de negócio da agência inglesa St. Luke´s e do grupo brasileiro Box 1824 para caracterizar, de forma geral, o que é um novo modelo de agência. Por fim, são traçados comparativos entre os dois modelos, de forma a avaliar pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades de cada um deles e pincelar as prováveis tendências para o mercado de comunicação brasileiro e mundial.
Publicado
2009-03-19
Como Citar
Turquenitch, M. B. (2009). A propaganda mudou: como os novos modelos de agência procuram enfrentar os atuais desafios do mercado. Revista Da Graduação, 2(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/5016
Seção
Ciências Socias