O papel dos professores de Educação Física na permanência dos alunos em uma academia da cidade de São Leopoldo

Autores

  • Melissa Cristiane Martins

Palavras-chave:

Professor de Educação Física. Academia. Alunos. Permanência.

Resumo

Apesar da conhecida e comprovada importância da prática de exercícios físicos, tanto para a saúde quanto para melhora da qualidade de vida, é verificada hoje uma rotatividade de alunos muito grande nas academias. Assim, o objetivo geral deste estudo foi verificar o papel do professor de Educação Física na permanência dos alunos em uma academia da cidade de São Leopoldo e os objetivos específicos foram identificar os fatores que, segundo os alunos, determinam sua permanência na academia estudada e determinar as características dos professores e as suas atitudes durante as aulas que influenciam na permanência dos alunos na academia, segundo a opinião dos mesmos. O trabalho se caracterizou por ser uma pesquisa direta, de campo, do tipo descritiva e com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 54 alunos com idades entre 18 e 67 anos, de ambos os sexos, das modalidades de musculação, aulas précoreografadas do sistema Body System e Pilates, de uma academia da cidade de São Leopoldo devidamente registrada no CREF/RS. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com perguntas fechadas e abertas, elaborado especificamente para este estudo e validado pela orientadora do trabalho e por mais duas professoras da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto. Para a análise de dados foi utilizado o cálculo do percentual das respostas obtidas nos questionários aplicados. Os dados foram apresentados em forma de gráficos, um quadro e uma tabela, os quais foram discutidos, chegando às considerações finais do trabalho. Após análise e discussão dos resultados considera-se que os principais fatores que determinam a permanência da amostra na academia analisada para a maioria da mesma são o conhecimento e a qualificação dos professores, além da forma dos professores se relacionarem com os alunos. A maioria dos alunos acredita que as principais características do professor que auxiliam na permanência dos mesmos na academia estudada são ser extrovertido, comunicativo e competente, acreditando também que as atitudes dos professores durante as aulas, que influenciam nessa permanência são demonstrar conhecimento, dar explicações sobre seus procedimentos e corrigir sempre os alunos durante os exercícios. Palavras-chave: Professor de Educação Física. Academia. Alunos. Permanência.

Downloads

Como Citar

Martins, M. C. (2008). O papel dos professores de Educação Física na permanência dos alunos em uma academia da cidade de São Leopoldo. Revista Da Graduação, 1(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/4158

Edição

Seção

Ciências Humanas