O Pedagogo Multimeios na Área Social Comunitária

Autores

  • Alessandra Padilha de Oliveira

Palavras-chave:

Educação Não-formal, Pedagogia Multimeios e Informática Educativa.

Resumo

Estamos vivendo uma revolução tecnológica, uma revolução educativa, em que a metodologia utilizada para ministrar cursos, trabalhar com disciplinas, está adotando outros olhares educativos: estamos sendo instigados a utilizar outros recursos educacionais, outras formas de introduzir conteúdos, para complementar nossas aulas, cursos, palestras. As novas práticas educativas estão sendo reforçadas por uma Pedagogia dos Multimeios, que possibilita ao educador trabalhar com recursos multimídia, buscando proporcionar aos educandos uma visão mais ampla do conteúdo trabalhado, uma maior autonomia ao executar algumas atividades, utilizando jornal, televisão, rádio e o computador. Dentro da Área Social Comunitária não deve ser diferente, o que permite a compreensão de que os Pedagogos Multimeios, quer atuem em escolas ou nas demais instituições sociais voltadas para a educação não-formal, podem tornar viável o confronto positivo com a verdadeira realidade vivida pelos professores e educadores sociais, em relação à inserção de novas tecnologias educativas e aos demais recursos pedagógicos nos seus espaços de ação. Assim, o enfoque desse estudo é apresentar de que forma o Pedagogo Multimeios pode contribuir com as suas competências profissionais, no suporte pedagógico aos educadores voltados à inclusão social, em obras sociais comunitárias. A estruturação, discussão e análise de resultados deste trabalho foram realizadas através de uma abordagem de pesquisa qualitativa, em um estudo de caso, e os dados da pesquisa foram obtidos através de uma entrevista aplicada a três Coordenadores Pedagógicos de três instituições sociais comunitárias de Porto Alegre. Através desta análise, foi possível perceber, junto aos sujeitos selecionados, que nós, Pedagogos Multimeios, precisamos adentrar a essas instituições, promovendo um encontro com estes profissionais educadores, de modo a fazê-los construir uma visão mais ampla sobre o que são os ‘multimeios’ e a ‘informática educativa’, já que os educadores sociais, ainda que comprometidos com suas práticas diárias, parecem necessitar de orientações mais efetivas para conseguir trabalhar com as chamadas ‘novas metodologias’, a fim de se mostrarem capazes de perder os ‘medos’ aparentemente evidenciados na investigação, quanto ao uso pedagógico dos meios tecnológicos. Palavras-chave: Educação Não-formal, Pedagogia Multimeios e Informática Educativa.

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Como Citar

Oliveira, A. P. de. (2008). O Pedagogo Multimeios na Área Social Comunitária. Revista Da Graduação, 1(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/4147

Edição

Seção

Ciências Humanas