O Turismo como Fenômeno Social de Inversão

Autores

  • Juliana Teixeira Meyer

Resumo

Este trabalho monográfico propõe uma análise do Turismo como fenômeno social de inversão e a busca dos seus reais significados para os sujeitos, no momento contemporâneo. O objetivo é o de verificar se o Turismo pode ser tratado como uma forma de fuga do cotidiano; entender os motivos que levariam os sujeitos a buscar o extraordinário em seus momentos de lazer; e compreender o Turismo como um fenômeno diretamente relacionado à Sociologia e Psicologia. As questões de pesquisa trabalhadas buscam as razões pelas quais o Turismo tornou-se um fenômeno complexo, além de compreender os diferentes significados da experiência turística enquanto uma vivência carregada de subjetividade. A investigação envolveu estudos teóricos e entrevistas, tendo como categorias de análise o turista enquanto nômade na pós-modernidade e o turista em busca da inversão de realidade. Após análise explicativa, com base na bibliografia selecionada e nas entrevistas realizadas, os resultados da pesquisa indicam que os motivos que levam o sujeito da pós-modernidade a buscar o extraordinário em seus momentos de lazer são os mais variados, mas em sua maioria se relacionam às carências presentes no dia-dia e/ou necessidade de complementação de conhecimentos e experiências que não são vividas no cotidiano. Palavras-chave: Turismo; Comportamento do Consumidor; Turista; Inversão.

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Como Citar

Meyer, J. T. (2008). O Turismo como Fenômeno Social de Inversão. Revista Da Graduação, 1(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/3476

Edição

Seção

Ciências Socias