TREINAMENTO DE PAIS NA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL: uma revisão da literatura

Autores

  • Mariá Peres Westphal EDIPUCRS
  • Luísa F. Habigzang

Palavras-chave:

Treinamento de Pais, Terapia Cognitivo Comportamental, infância

Resumo

 

 Este artigo é uma revisão de literatura, que tem como objetivo verificar exemplos de protocolos ou intervenções de programas de Treinamento de Pais na Terapia Cognitivo Comportamental. Trata-se da descrição das metodologias, técnicas e modalidades mais utilizadas, bem como dos objetivos das intervenções, dos desafios de sua aplicação e dos fatores que podem influenciar no seu resultado. A descrição é dividida em aspectos mais gerais dos protocolos e também com foco em alguns transtornos psiquiátricos encontrados na infância. Evidenciou-se que as técnicas mais utilizadas foram role play, feedback, economia de fichas, técnicas de resolução de problemas e psicoeducação. Ainda, conclui-se que, para um bom resultado dos programas de treinamento de pais, é de grande importância a realização de avaliação inicial, a consideração das necessidades das famílias e das crianças e um bom emprego das técnicas. 

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Publicado

2016-05-11

Como Citar

Peres Westphal, M., & F. Habigzang, L. (2016). TREINAMENTO DE PAIS NA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL: uma revisão da literatura. Revista Da Graduação, 9(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/23960

Edição

Seção

Faculdade de Psicologia