COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE CERVEJA,UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE RIO GRANDE DO SUL E IRLANDA

Autores

  • ANDERSON VINICIUS BARROSO TORTORELLI EDIPUCRS

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Hábitos de Consumo, Rio Grande do Sul, Irlanda, Brasil, Cerveja.

Resumo

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas globalmente, diariamente mais de um sétimo do planeta consome o resultado da fermentação da cevada. O mercado cervejeiro é algo bastante promissor e atinge cifras multibilionária. A Irlanda foi um dos primeiros países a fermentar cevada, com seus primeiros processos datando por volta de 5000 a.C. Hoje a bebida é, indiscutivelmente, parte da cultura local, e está presente na vida dos irlandeses, além de ser responsável por uma grande parcela da receita do país. O estado do Rio Grande do Sul possui uma relação bem mais recente com a cerveja, tendo o primeiro contato ocorrido através de navegadores ingleses no começo do século XVII. Atualmente ela é, sem dúvida, uma paixão no estado, que é um dos maiores consumidores do Brasil. O objetivo geral deste artigo foi estudar o comportamento do consumidor nas duas localidades, analisando suas diferenças culturais refletidas no consumo, avaliadas através dos seus hábitos de consumo. Para tanto, a fundamentação teórica trouxe o que é o estudo do comportamento do consumidor; fatores externos e internos que influenciam em seus perfis; o porquê de clientes de uma mesma cultura tender a hábitos iguais; a relevância de rótulos e embalagens; dentre outros tópicos que deram suporte aos resultados. A motivação para tal estudo surgiu a partir de evidências empíricas do autor desta pesquisa, de que existia uma relação contrastante entre o comportamento dos consumidores de cerveja das populações. Para tanto, o método de pesquisa dividiu-se em uma parte exploratória de natureza qualitativa, e outra descritiva de natureza quantitativa. Foram analisados 275 questionários obtidos pela internet e 6 entrevistas estruturadas, além de dados secundários, os quais serviram como ferramentas para nortear as aplicações dos instrumentos da pesquisa e confirmação dos resultados. Desta forma, com os resultados obtidos nas pesquisas, constatou-se que as diferenças culturais e geográficas influenciam no comportamento dos consumidores de cerveja estudados, mas que apesar da distância e pouca relação existente, alguns costumes e restrições mostraram-se similares, tais como a predileção por cerveja, em detrimento de outras bebidas alcoólicas, em confraternizações com amigos e grande rejeição para estilos de cerveja exóticos.

Downloads

Publicado

2015-05-18

Como Citar

VINICIUS BARROSO TORTORELLI, A. (2015). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE CERVEJA,UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE RIO GRANDE DO SUL E IRLANDA. Revista Da Graduação, 8(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/20741

Edição

Seção

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia