MINDFULNESS E SEUS BENEFÍCIOS NAS ATIVIDADES DE TRABALHO E NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

  • PATRICIA MARIA NESS MARKUS EDIPUCRS
  • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
Palavras-chave: bem-estar. burnout. desempenho no trabalho. meditação. mindfulness. regulação emocional. satisfação no trabalho.

Resumo

Mindfulness ou atenção plena é um estado de consciência que envolve estar atento às experiências, momento a momento, de forma receptiva e sem julgamento. O construto mindfulness tem recebido grande atenção nas pesquisas, em sua maioria em estudos clínicos e mais recentemente seu impacto no trabalho. Este estudo apresenta uma reflexão sobre o estado e a prática de mindfulness através de uma revisão bibliográfica em artigos recentes, relacionados ao contexto do trabalho e ambiente organizacional. Os resultados das pesquisas evidenciam que a prática de mindfulness pode contribuir para satisfação e desempenho no trabalho, regulação emocional, redução de exaustão emocional e burnout, envolvimento no trabalho e melhora nos vínculos pessoais. As pesquisas sugerem um papel potencialmente importante de mindfulness no local de trabalho, que pode ser influenciado não apenas por fatores pessoais, mas também por variáveis ambientais e situacionais. A partir desta revisão bibliográfica pode-se refletir que no contexto organizacional e do trabalho a prática de mindfulness pode ser um meio eficaz para as organizações e trabalhadores estarem mais preparados para os desafios do trabalho diário. Além disso, esses benefícios podem se estender para o bem-estar emocional e saúde, gerando uma melhor qualidade de vida.
Publicado
2015-05-18
Como Citar
MARIA NESS MARKUS, P., & Saraiva de Macedo Lisboa, C. (2015). MINDFULNESS E SEUS BENEFÍCIOS NAS ATIVIDADES DE TRABALHO E NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. Revista Da Graduação, 8(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/20733
Seção
Faculdade de Psicologia