A IMPORTÂNCIA DA ECOPEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO EM IDADE ESCOLAR E A CONTRIBUIÇÃO DA PERMACULTURA PARA ESSA FORMAÇÃO

  • Daniela Krieger de Mello Bastian EDIPUCRS
Palavras-chave: Conjuntura socioambiental e educacional. Ecopedagogia. Permacultura. Sujeito Ecológico.

Resumo

A possibilidade de escrever um Trabalho de Conclusão de Curso que aliasse o meu serviço EcoPermaEducacional junto à minha formação docente dita, tradicional, originou a pesquisa acerca da “Importância da Ecopedagogia na formação do sujeito ecológico em idade escolar e a contribuição da Permacultura para essa formação”, no qual foi preciso compreender a conjuntura socioambiental e educacional vigente, bem como descrever que Ecopedagogia é essa que sugere o título da pesquisa, apresentando a Permacultura como prática viável e possível de ser executada por cada individuo planetário, em sua cotidianidade, assim, como ilustramos a referida pesquisa com alguns exemplos de práticas EcoPermaPedagógicas na formação do sujeito ecológico. Pretende-se com ela, que o leitor possa, além de compreender a urgência nas mudanças que aqui são relatadas e sugeridas, que se sensibilize com a questão planetária, que antes de tudo é uma questão de sobrevivência da espécie humana. Foi utilizada a técnica de levantamento bibliográfico, que se deu por meio da pesquisa exploratório-descritiva, ainda que a temática possua considerável relevância, e seja tema de pesquisa pessoal e profissional, da acadêmica em formação, contata-se que o tema é pouco explorado. Os resultados obtidos demonstram a relevância da presente pesquisa na formação do sujeito ecológico através da Ecopedagogia aliada à Permacultura, bem como sua total possibilidade de execução em nossas cotidianidades. As inquietações acerca do que podemos fazer para construirmos um mundo mais harmônico e equilibrado, justo e sustentável, foram os primeiros passos para a produção desta pesquisa, depois as perguntas para refletir acerca das inquietações, passando pelos estudos científicos que direcionaram as ações para responder àquelas primeiras inquietações. E mesmo chegando aos resultados esperados, as perguntas não cessam, pelo contrário, a presente pesquisa abre portas e janelas para novas atuações profissionais, para novas formas do fazer docente, para outras possibilidades de desenvolvimento do ser em idade escolar.
Publicado
2014-11-12
Como Citar
Krieger de Mello Bastian, D. (2014). A IMPORTÂNCIA DA ECOPEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO EM IDADE ESCOLAR E A CONTRIBUIÇÃO DA PERMACULTURA PARA ESSA FORMAÇÃO. Revista Da Graduação, 7(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/19344
Seção
Faculdade de Educação