“É PROIBIDO FUMAR, DIZ O AVISO QUE EU LI”: o serviço social na promoção da saúde do usuário tabagista

  • Camila Bassôa Dos Santos EDIPUCRS
Palavras-chave: tabagismo, serviço social

Resumo

Neste Trabalho de Conclusão de Curso objetiva-se sistematizar os conhecimentos em suas dimensões teórico-práticas, apreendidas durante o processo de formação. Por meio desse estudo, busca-se compartilhar a experiência vivenciada pela acadêmica, durante sua formação profissional e, em especial, durante o desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social, junto a usuários tabagistas. Esse processo se realizou no Hospital Ernesto Dornelles, uma instituição de saúde privada, do Município de Porto Alegre. 

O título desse trabalho foi inspirado em uma música composta por Erasmo Carlos e por Roberto Carlos2, que, na visão da acadêmica, corresponde à atual configuração do cigarro na sociedade, considerando as recentes proibições à utilização da droga em ambientes fechados e, até mesmo, a restrição em ambientes sociais. Nesse trabalho, busca-se compreender a contradição que envolve a produção do tabaco no Brasil versus a proibição, como é referido no título. 

Biografia do Autor

Camila Bassôa Dos Santos, EDIPUCRS
Gilbertto Keller
Como Citar
Bassôa Dos Santos, C. (2013). “É PROIBIDO FUMAR, DIZ O AVISO QUE EU LI”: o serviço social na promoção da saúde do usuário tabagista. Revista Da Graduação, 6(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/15528
Seção
Faculdade de Serviço Social