A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades

  • Vanessa Fridman Aloisio EDIPUCRS
Palavras-chave: Relação professor-aluno, Ensino Fundamental,

Resumo

A temática que envolve o aluno considerado cliente de redes privadas de ensino tem gerado crescentes discussões entre educadores e demais interessados ao assunto. É um tema que vem ocasionando preocupações uma vez que está diretamente ligado ao desenvolvimento do trabalho docente e a relação estabelecida entre o professore o aluno. Dessa forma, o presente estudo pretende analisar os diferentes modelos de relação professor-aluno, identificar como se estabelecem as relações professor-aluno dentro da sala de aula na perspectiva da concepção de escola-empresa e aluno-cliente, e investigar se a concepção de escola entendida como empresa e do aluno entendido como cliente, exerce influência na relação entre o professor e o aluno. Estudos recentes apontam índices preocupantes no que se refere ao papel de autoridade do professor em sala de aula, entretanto, a presente pesquisa de caráter bibliográfico e de estudo de campo – abordagem qualitativa – evidenciou resultados que superam a lógica de professor prestador de serviço, sendo que a realidade observada desvela um professor investido de autoridade e autonomia no exercício de sua profissão, bem como de um aluno responsável e respeitoso. 

Biografia do Autor

Vanessa Fridman Aloisio, EDIPUCRS
Gilbertto Keller
Como Citar
Fridman Aloisio, V. (2013). A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades. Revista Da Graduação, 6(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/15508
Seção
Faculdade de Educação