INFLUÊNCIA DA ATIVAÇÃO E BLOQUEIO DOS RECEPTORES ADENOSINÉRGICOS NA FOSFORILAÇÃO DA PROTEÍNA TAU EM PEIXE ZEBRA (DANIO RERIO)

  • Milene Dornelles Luzardo EDIPUCRS
Palavras-chave: Doença de Alzheime, Proteína Tau, Zebrafish, Sistema adenosinérgico

Resumo

A doença de Alzheimer é uma desordem neurodegenerativa progressiva que vem crescendo em função do aumento populacional e do aumento da expectativa de vida e consequentemente tornando-se um grande problema para a população mundial. Já se tem conhecimento que a presença de placas senis, formadas por agregados de peptídeo beta-amilóide (Aβ), e de emaranhados neurofibrilares, consequentes da hiperfosforilação da proteína Tau, caracterizam essa doença, porém a sua causa permanece desconhecida. A Tau é uma fosfoproteína responsável pela estabilização dos microtúbulos, mas ao ser hiperfosforilada causa uma desestruturação dos microtúbulos e posterior fibrilação e deposição em forma de emaranhados neurofibrilares que levam à progressiva degeneração dos neurônios. A adenosina é um nucleosídeo de papel neuromodulador e homeostático que exerce seus efeitos através da ativação de receptores purinérgicos P1, sendo os receptores A1 e A2a de alta afinidade e os mais estudados. O sistema adenosinérgico vem ganhando destaque em estudos de patologia do SNC e seus receptores são considerados alvos promissores para o tratamento de doenças neurodegenerativas. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da ativação e do bloqueio de receptores adenosinérgicos na fosforilação da proteína TAU, utilizando como modelo experimental um peixe zebra (Danio rerio) transgênico usado no estudo de tauopatias, que possuem a proteína associada à FTD humana (demência frontotemporal), a hTAU-P301L, que induz a hiperfosforilação da Tau em apenas 32hpf. A fim de quantificar a Tau hiperfosforilada, os animais terão o sistema nervoso dissecado e essa amostra será submetida à técnica de Western Blot. A partir do conhecimento proporcionado por esse estudo, espera-se que seja possível propor novas drogas neuroprotetoras que atuem no sistema adenosinérgico impedindo que a proteína Tau seja hiperfosforilada, evitando a formação dos emaranhados neurofibrilares. 

Biografia do Autor

Milene Dornelles Luzardo, EDIPUCRS
Gilbertto Keller
Como Citar
Dornelles Luzardo, M. (2013). INFLUÊNCIA DA ATIVAÇÃO E BLOQUEIO DOS RECEPTORES ADENOSINÉRGICOS NA FOSFORILAÇÃO DA PROTEÍNA TAU EM PEIXE ZEBRA (DANIO RERIO). Revista Da Graduação, 6(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/15502
Seção
Faculdade de Biociências