“EM DEFESA DA PAZ”: A CRISE DO CANAL E A PARTICIPAÇÃO DO BATALHÃO SUEZ E SEUS CONTINGENTES GAÚCHOS A SERVIÇO DA ONU NO ORIENTE MÉDIO (1957-1967)

Autores

  • Joel Zanatta EDIPUCRS

Palavras-chave:

Batalhão Suez, ONU, Missão de Paz, FENU, UNEF, Exército Brasileiro, Contingente, Rio Grande do Sul, História militar

Resumo

O presente trabalho busca analisar a primeira Força de Paz formada pela ONU, constituída a partir da crise estabelecida em 1956, na região do Canal de Suez, no Egito, governado pelo então presidente Gamal Abdel Nasser, cuja nacionalização do Canal fomentou a chamada Crise de Suez, ou Guerra de Suez. Criada pela ONU, a UNEF (United Nations Emergency Force), em português, FENU (Força de Emergência das Nações Unidas), marca um ponto decisivo na história das experiências internacionais diplomáticas e militares, em Missões de Paz, do Exército Brasileiro. O Rio Grande do Sul, sempre historicamente, um forte componente militar da Federação, desempenhou seu papel no destacamento e fornecimento de três dos vinte contingentes militares para a composição do Batalhão de Infantaria denominado Batalhão Suez, cujos efetivos foram formados, integralmente, nas unidades militares gaúchas, e enviados pelo Brasil como parte integrante da FENU, abrangendo o período de janeiro de 1957 até julho de 1967. A partir deste fato, e à luz das informações obtidas, pretende montar um mosaico dessa importante, curiosa, e até, para muitos, desconhecida e pouco valorizada página da história militar brasileira e gaúcha nas missões internacionais de vigilância e pacificação. Para tanto, faz uma análise empírica dos antecedentes históricos daquela região do Oriente Médio; bem como do papel mediador da ONU na questão diplomática; e a participação brasileira, por meio de seus efetivos, notadamente os gaúchos do 5º, 13º e 20º Contingentes para lá despachados. Também se remete a jornais e periódicos da época e recentes, acerca da repercussão junto à imprensa e à opinião pública sobre o envio e retorno das tropas; assim como faz referência à criação da Associação Brasileira dos Integrantes do Batalhão Suez, em Porto Alegre, sob a ótica da oralidade, da identidade e da memória individual e/ou coletiva, partindo de dados, documentos, experiências, opiniões, entrevistas e impressões pessoais colhidas ao longo da realização do trabalho.

Biografia do Autor

Joel Zanatta, EDIPUCRS

Gilbertto Keller

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

Zanatta, J. (2013). “EM DEFESA DA PAZ”: A CRISE DO CANAL E A PARTICIPAÇÃO DO BATALHÃO SUEZ E SEUS CONTINGENTES GAÚCHOS A SERVIÇO DA ONU NO ORIENTE MÉDIO (1957-1967). Revista Da Graduação, 6(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/13784

Edição

Seção

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas