PET-SAÚDE E PRO-SAÚDE NA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS: COMO AS AÇÕES REALIZADAS CONTRIBUEM PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL?

Autores

  • Cristina Menezes de Araujo Rodrigues EDIPUCRS
  • Lúcia Floriani Kramer
  • Alessandra Campani Pizzato
  • Ana Maria Pandolfo Feoli
  • Maria Rita Macedo Cuervo

Palavras-chave:

Nutrição e Saúde Pública, Sistema Único de Saúde, Formação de Recursos Humanos.

Resumo

O presente estudo procurou conhecer quais foram as ações práticas realizadas pelos bolsistas do curso de graduação em Nutrição nos Programas PET-Saúde e PRO-Saúde, bem como de que forma a participação nestes programas pode qualificar sua formação profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo do tipo exploratório. Os sujeitos são alunos e diplomados do curso de graduação em Nutrição da PUCRS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, sendo elas gravadas e posteriormente transcritas. Foi realizada análise de conteúdo e identificadas ações que geraram três categorias: 1)Pesquisa, 2)Vigilância em Saúde e 3)Educação. Os resultados mostraram que os acadêmicos se aproximaram da realidade da saúde pública através de suas vivências, desenvolvendo habilidade na prática do serviço interdisciplinar, rompendo a formação fragmentada, individualista e tecnicista, historicamente consolidada nos cursos de graduação da área da saúde.

Biografia do Autor

Cristina Menezes de Araujo Rodrigues, EDIPUCRS

Gilbertto Keller

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

Menezes de Araujo Rodrigues, C., Floriani Kramer, L., Campani Pizzato, A., Pandolfo Feoli, A. M., & Macedo Cuervo, M. R. (2013). PET-SAÚDE E PRO-SAÚDE NA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS: COMO AS AÇÕES REALIZADAS CONTRIBUEM PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL?. Revista Da Graduação, 6(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/13770

Edição

Seção

Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia