INFLUÊNCIA DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE FOLHAS NA SELEÇÃO DA DIETA DE BUGIOS-RUIVOS (ALOUATTA GUARIBA CLAMITANS)

Autores

  • Cristiane eller de Romio EDIPUCRS

Palavras-chave:

Bugios-ruivos, Óleos essenciais, Cromatografia gasosa, Espectrometria de massas,

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar se a presença e composição de óleos essenciais em folhas influenciam a seleção da dieta de um grupo de bugios-ruivos (Alouatta guariba clamitans) habitante de um fragmento de mata periurbano localizado no Distrito de Itapuã, Viamão (RS). Foram realizadas extrações por arraste a vapor de folhas de 37 espécies vegetais presentes nesse fragmento, sendo que 18 delas foram consumidas pelos bugios-ruivos durante o período de observação e 19 não. As extrações indicaram a presença de quantidade considerável de óleo essencial em folhas de 12 espécies e de traços de óleo nas folhas de outras 12 espécies. Esses extratos foram analisados em um cromatógrafo gasoso acoplado a um espectrômetro de massas, obtendo-se assim a composição química de cada óleo. A Análise dos Componentes Principais foi o método estatístico escolhido para a análise dos dados. Os resultados das extrações por arraste a vapor indicaram uma preferência dos bugios-ruivos por folhas sem óleos essenciais. Já os dados cromatográficos, tratados estatisticamente, mostraram não haver influência da composição química dos óleos essenciais na seleção da dieta dos bugios-ruivos.

Biografia do Autor

Cristiane eller de Romio, EDIPUCRS

Gilbertto Keller

Downloads

Como Citar

Romio, C. eller de. (2012). INFLUÊNCIA DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE FOLHAS NA SELEÇÃO DA DIETA DE BUGIOS-RUIVOS (ALOUATTA GUARIBA CLAMITANS). Revista Da Graduação, 5(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/12435

Edição

Seção

Faculdade de Engenharia