O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCOPOLO SOB A ÓTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNACIONAIS

  • Eliziane Lettieri Vezzosi EDIPUCRS
Palavras-chave: Relações Públicas Internacionais, Internacionalização, Globalização, Cultura, Marcopolo,

Resumo

Este trabalho visa analisar o processo de internacionalização da empresa Marcopolo sob a ótica das Relações Públicas Internacionais. São apresentado o atual cenário globalizado e estudos sobre o processo de internacionalização. O trabalho expõe como as especificidades da prática das Relações Públicas Internacionais exigem uma análise crítica dos sistemas político, econômico e cultural do ambiente no qual as organizações com atuação internacional estão localizadas. As pesquisas desenvolvidas apontam a importância dos princípios genéricos e em especial as aplicações específicas, pois entender cada ambiente em particular implica no sucesso ou não de uma organização. A ênfase das aplicações específicas é a variável cultural. Para a realização deste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e pesquisa de campo, com a realização de duas entrevistas despadronizadas, realizadas com o Gerente de Estratégias e Marketing e Relações Públicas.

Biografia do Autor

Eliziane Lettieri Vezzosi, EDIPUCRS
Gilbertto Keller
Como Citar
Lettieri Vezzosi, E. (2012). O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCOPOLO SOB A ÓTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNACIONAIS. Revista Da Graduação, 5(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/12429
Seção
Faculdade de Comunicação Social