O NEUROMARKETING NA INTERVENÇÃO URBANA DE MARCAS

  • Minéia Fernanda Zambiasi EDIPUCRS
Palavras-chave: intervenção Urbana, Neuromarketing, Processo Cognitivo, Priming, Memória,

Resumo

A presente monografia consiste em um estudo sobre a influência do processo cognitivo e de priming quanto à memória do consumidor para transformar o efeito de marca invisível em lembrança de marca. Foi realizada uma busca bibliográfica, abrangendo conceitos de cenário urbano, intervenção urbana, priming, processo cognitivo, tipos de memória, branding e neuromarketing a fim de explicar as ligações entre todos os processos. Procura analisar através do método semiótico a produção de sentido pelo viés do processo cognitivo e de priming. Também aborda temas como a adequação do ambiente e do contexto para o sucesso de uma ação em área urbana, além da importância da construção de pontos de contato entre a marca e o consumidor. Ao final, apresenta a réplica de um estudo francês sobre exposição de marca incidente, e procura realizar o cruzamento das informações retiradas da pesquisa bibliográfica e analisá-las com os dados obtidos do teste. Os resultados desta pesquisa ressaltaram que o processo cognitivo auxilia na formação da imagem da marca na mente do consumidor, enquanto o priming apenas melhora a representação da marca na memória. Também destacaram os estímulos periféricos, que disputam a atenção do foco principal, como responsáveis por grande parte dos efeitos de falha de memória. Revelaram a importância da construção de marcas e dos eventos que tenham participação ativa do consumidor para a formação e consolidação de uma memória de marca. E, igualmente, evidenciaram a influência da primeira informação que é disponibilizada ao público em uma intervenção urbana, o input, na percepção dos indivíduos sobre a marca.

Biografia do Autor

Minéia Fernanda Zambiasi, EDIPUCRS
Gilbertto Keller
Como Citar
Fernanda Zambiasi, M. (2012). O NEUROMARKETING NA INTERVENÇÃO URBANA DE MARCAS. Revista Da Graduação, 5(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/12428
Seção
Faculdade de Comunicação Social