O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DE FÍSICA: a perspectiva do futuro do professor

  • Carolina de Barros Vidor EDIPUCRS
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, Formação de professores, Aprendizagem significativa. Ensino de Física,

Resumo

Este trabalho teve por objetivo principal investigar qual a importância da participação de licenciandos em Física no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a qualidade da formação desses futuros professores. A perspectiva dos próprios licenciandos sobre o seu processo de formação foi investigada, considerando-se o déficit atual de professores de Física e a influência que estes exercem sobre a decisão dos seus alunos acerca de uma possível opção pela carreira na licenciatura na área. Os dados da pesquisa foram coletados de três questionários abertos aplicados durante o desenvolvimento das ações do Programa conduzidas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e a análise realizada teve caráter qualitativo. Os resultados indicaram que as ações desenvolvidas com os licenciandos no âmbito do PIBID oportunizaram um importante contexto formativo a esses futuros professores. A experiência prática adquirida no ambiente escolar, aliada ao aporte teórico oferecido pela universidade, conforme proposto pelo Programa, constituiu situação primordial ao diálogo, à problematização e à construção de conhecimentos acerca do processo educativo no âmbito da formação inicial desses professores.

Biografia do Autor

Carolina de Barros Vidor, EDIPUCRS
Gilbertto Keller
Como Citar
de Barros Vidor, C. (2012). O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DE FÍSICA: a perspectiva do futuro do professor. Revista Da Graduação, 5(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/12423
Seção
Faculdade de Física