ALÇANDO VOO DA SUBALTERNIDADE À AUTONOMIA: O Trabalho do(a) assistente social instigando processos emancipatórios ou reiterando subalternidade?

Autores

  • Renata Dutra Ferrugem EDIPUCRS

Palavras-chave:

Trabalho do Assistente Social. Assistência Social. Segurança Alimentar. Políticas Sociais. Intersetorialidade. Processos Sociais Emancipatórios.

Resumo

O seguinte trabalho apresenta o processo de formação profissional construído durante a graduação em Serviço Social, enfatizando o processo de estágio desenvolvido no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima – CEUVF/PUCRS – e principalmente no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – Harmonia. Discute acerca do trabalho do Assistente Social com processos sociais emancipatórios junto a famílias em situação de vulnerabilidade social, fundamentais ao trabalho profissional. Explora a sociedade capitalista e suas contradições, apresentando as políticas de Assistência Social e de Segurança Alimentar, enfatizando a necessária intersetorialidade entre elas. Debate sobre o papel contraditório das políticas sociais atualmente e a centralidade da família. Discute acerca dos desafios e possibilidades do trabalho do Assistente Social com grupo de famílias no CRAS, os condicionantes estruturais e políticos do trabalho profissional neste espaço, assim como destaca a particularidade de tal trabalho, sua intervenção com grupo de famílias e a questão social presente nesta realidade. Por fim apresenta o projeto de intervenção realizado no CRAS Harmonia junto a um grupo de famílias beneficiárias do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Tal projeto de intervenção que tinha como principal objetivo contribuir com a organização coletiva das famílias do grupo, promovendo espaços de participação, com vistas à construção de um processo de autonomia grupal e protagonismo social das famílias. No último capítulo ainda são abordados os resultados obtidos no trabalho desenvolvido no CRAS, realizando uma avaliação a partir dos indicadores do projeto de intervenção. Conclui-se afirmando que este trabalho objetiva contribuir com a qualificação do trabalho do Assistente Social assim como com a qualidade dos serviços prestados aos usuários, instigando a garantia de direitos, a participação e autonomia dos sujeitos.

Biografia do Autor

Renata Dutra Ferrugem, EDIPUCRS

Gilbertto Keller

Downloads

Como Citar

Dutra Ferrugem, R. (2012). ALÇANDO VOO DA SUBALTERNIDADE À AUTONOMIA: O Trabalho do(a) assistente social instigando processos emancipatórios ou reiterando subalternidade?. Revista Da Graduação, 5(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/11426

Edição

Seção

Faculdade de Serviço Social