CARACTERÍSTICAS E CONHECIMENTO DE CUIDADORES DE CRIANÇAS PORTADORAS DE ASMA

Autores

  • Andréia da Silva Gustavo EDIPUCRS
  • Beatriz Regina Lara dos Santos EDIPUCRS
  • Beatriz Sebben Ojeda EDIPUCRS
  • Caroline da Silva Martins EDIPUCRS
  • Helena Maieron Zasso EDIPUCRS

Palavras-chave:

Crise Asmática. Crianças. Cuidadores. Conhecimento. Manejo.

Resumo

OBJETIVO: Associar o conhecimento do principal cuidador com suas características demográficas e sociais. MÉTODOS: Pesquisa transversal realizada em três unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) do Distrito Leste de Porto Alegre, no ano de 2011. A amostra do estudo foi composta por 80 cuidadores (as) de crianças com diagnóstico de asma, com idade entre 3 e 12 anos, cadastradas nas unidades. Foram utilizados três critérios para avaliar o conhecimento dos cuidadores (as). Os dados foram analisados usando o teste Qui-quadrado. RESULTADOS: Do perfil dos cuidadores (as), verificou-se que a maioria era mães das crianças (63,8%). Quanto à escolaridade, 73,8% estudaram até o 1° grau. A idade do (a) cuidador (a) variou entre 18 e 68 anos e, dentre as ocupações, prevaleceu a do lar (59,5%). Constatou-se que o déficit de conhecimento do cuidador (a) pode estar relacionado com a baixa escolaridade dos mesmos. O desfecho do conhecimento dos cuidadores em relação à patologia foi considerado, em sua maioria não adequado. CONCLUSÕES: Verificou-se uma insuficiência do conhecimento por parte dos pais/cuidadores de crianças com asma sobre a patologia. Por isso, é de extrema importância a colaboração dos profissionais de saúde na educação dos usuários, o aperfeiçoamento dos programas em saúde e a realização de pesquisas sobre o cuidado ao portador de asma.

Downloads

Como Citar

Gustavo, A. da S., dos Santos, B. R. L., Sebben Ojeda, B., Martins, C. da S., & Zasso, H. M. (2012). CARACTERÍSTICAS E CONHECIMENTO DE CUIDADORES DE CRIANÇAS PORTADORAS DE ASMA. Revista Da Graduação, 5(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/11407

Edição

Seção

Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia