A contribuição do surf para a conservação ambiental do municipio de Garopaba-SC

  • Fabiano Sperotto
Palavras-chave: Surf, Turismo, Meio Ambiente, Esporte na Natureza, Garopaba, Conservação Ambiental, Consciência Ambiental.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar resultado de pesquisa qualitativa desenvolvida com moradores e surfistas que frequentam o município de Garopaba no estado de Santa Catarina, a fim de analisar a contribuição do surf e seus praticantes na conservação ambiental, assim como o desenvolvimento do município após a chegada do turismo e seu impacto socioambiental. Revisão bibliográfica e experimentação de campo (entrevistas semi-estruturadas e observação direta) foram realizadas junto a quatro moradores nativos de Garopaba, quatro que não nasceram, mas moram no município e quatro surfistas (mais de 5 anos de prática) que frequentam e praticam o esporte na região. Foi observado que a maioria dos surfistas que frequentam o local demonstram mais atitudes conscientes de conservação ambiental do que a maioria dos turistas que não praticam esta atividade.

Biografia do Autor

Fabiano Sperotto
Gilbertto Keller
Como Citar
Sperotto, F. (2011). A contribuição do surf para a conservação ambiental do municipio de Garopaba-SC. Revista Da Graduação, 4(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/10038
Seção
Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto