Transmídia <i>Storytelling</i> na propaganda: uma nova estética para um novo cenário

  • André Blanco
Palavras-chave: Transmídia, Storytelling, Hipertexto, Publicidade, Propaganda, Comunicação.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade mostrar por que o uso dos recursos de transmídia storytelling pode trazer benefícios em campanhas publicitárias. Este estudo está estruturado em três capítulos, respectivamente: o hipertexto, o que é transmídia storytelling e transmídia storytelling na propaganda. A fim de entender a estrutura básica da narrativa transmídia, o primeiro capítulo traz o referencial teórico sobre o hipertexto. Conceitua tal termo, compara hipertexto, texto, cibertexto e hipermídia, e aborda algumas questões sobre autoria e colaboração, reconfiguração da narrativa e plataformas para o hipertexto. No segundo capítulo, é feita uma aproximação mais aprofundada sobre transmídia storytelling. Com caráter teórico, este capítulo não só conceitua a presente estética como também aborda o universo do entretenimento e o atual cenário cultural e midiático que proporcionaram o aparecimento da mesma. No terceiro capítulo, através da análise de três cases, sendo eles Halo 3: Believe, Batman: Why So Serious? e Nike: Livestrong, é feita a relação entre transmídia storytelling e propaganda, mostrando os benefícios na utilização de tal estética narrativa.

Biografia do Autor

André Blanco
Gilbertto Keller
Como Citar
Blanco, A. (2011). Transmídia <i>Storytelling</i> na propaganda: uma nova estética para um novo cenário. Revista Da Graduação, 4(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/10037
Seção
Faculdade de Comunicação Social