A atividade de Relações públicas, a imagem e a comunicação organizacional: um estudo de caso da Santa Casa de Porto Alegre

  • Tamara Moch
Palavras-chave: Comunicação. Imagem. Relações Públicas. Reputação. Pesquisa.

Resumo

Este trabalho aborda a questão da imagem organizacional e as funções do profissional de Relações Públicas. Dessa forma, faz-se necessário a revisão teórica dos elementos comunicacionais, suas tipologias e canais mais utilizados dentro do âmbito organizacional. Uma vez feita a análise desses aspectos, pode-se então verificar a importância da identidade da organização e de como sua imagem é percebida e refletida pelos indivíduos, fazendo com que estes operem na construção e manutenção dessa identidade, gerando assim, a reputação dessa organização perante a sociedade. É estudada a importância do profissional de Relações Públicas, bem como a utilização da pesquisa nesta área, demonstrando porque esta ferramenta contribui para o mesmo zelar pelo patrimônio da organização. A fim de exemplificar a teoria revisada sobre os pontos citados, utilizou-se um estudo de caso sobre a instituição de saúde bicentenária Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Fundada a mais de 207 anos, a instituição é modelo no que se refere à imagem organizacional e reputação, pois possui uma identidade definida a partir de princípios norteadores sólidos e concisos, conquistando respeito e admiração da sociedade, em âmbito regional, nacional e internacional. Como forma de avaliação da imagem da instituição em questão, fez-se uma análise da clipagem de notícias veiculadas, no mês de abril do presente ano, no jornal Zero Hora. Comprovou-se com a amostra que, para o veículo estudado, a instituição é referência em seu segmento, destacando-se de maneira positiva em todos os editoriais nos quais foi assunto durante o período.

Biografia do Autor

Tamara Moch
Gilbertto Keller
Como Citar
Moch, T. (2011). A atividade de Relações públicas, a imagem e a comunicação organizacional: um estudo de caso da Santa Casa de Porto Alegre. Revista Da Graduação, 4(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/10035
Seção
Faculdade de Comunicação Social